Cientistas vão testar vacina contra AIDS em humanos

Sem categoria
8 de março de 2012
por Genilson Coutinho

Depois de testes bem sucedidos em ratos de laboratório, cientistas de Cuba vão testar a eficácia de uma vacina contra a AIDS pela primeira vez em seres humanos soropositivos.

A informação foi dada durante o Congresso Internacional de Biotecnologia, em Havana. “Esse é o primeiro teste que realizamos em humanos. O objetivo é obter segurança e observar se após a sua aplicação ocorrem reações secundárias, como febre, inflamação na área de inoculação ou dores de cabeça. Ainda há um longo caminho a percorrer”, disse Enrique Iglesias, microbiólogo cubano que está à frente das pesquisas.

Segundo Iglesias, a vacina é feita a base de Teravac-HIV, um composto de proteínas obtido por meio de engenharia genética.  Espera-se que a Teravac destrua as células infectadas pelo vírus.

Serão realizados testes em 26 soropositivos, que ainda não tiveram a manifestação da doença. Eles participam de forma voluntária da análise.

Enrique, no entanto, diz que novas pesquisas são necessárias e que esses são apenas testes primários. “Não se pretende gerar falsas expectativas sobre uma possível eficácia terapêutica”, diz o pesquisador.