Cerca de 200 manifestantes participam do primeiro “beijaço” gay de Maringá

Sem categoria
9 de março de 2012
por Genilson Coutinho

Aconteceu na tarde desta quinta-feira (8), o primeiro “beijaço” gay de Maringá em frente ao prédio da Prefeitura. Cerca de 200 pessoas passaram pelo manifesto que durou exatamente duas horas, das 17 as 19.

Bexigas, cartazes e gritos de ordem deram o tom da manifestação contra a opressão, a repressão e a perseguição a LGBT (lésbicas, gays, bissexuais, travestis e transexuais) de Maringá, diz um fly do “beijaço”.

Chamado de “beijaço pela igualdade”, o ato aconteceu na Av. XV de Novembro, 701, e reivindicou a garantia do artigo 5º da Constituição Federal, onde diz que “todos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza, garantindo-se […] a inviolabilidade do direito à vida, à liberdade, à igualdade, à segurança e à propriedade”.

Depois da prefeitura ter rejeitado o alvará do Dvinyl e o prefeito Silvio Barros (PP) ter vetado o projeto Escola Sem Homofobia e alguns vereadores, como a Marly Martins (PPL), terem se manifestados contra projetos a favor da comunidade LGBT local, ativistas gays decidiram pelo “beijaço”.

Segundo Luiz Modesto, presidente do Coletivo LGBT do PCdoB e organizador do manifesto, o “beijaço” foi um sucesso e atingiu seu objetivo. “Mais de 200 maringaenses demonstraram sua indignação na tarde deste dia 08, dia da Mulher. Mostramos ao executivo municipal que queremos politicas públicas voltadas para a população LGBT e que não concordamos em ser considerados cidadãos só na hora de pagar impostos. Diferente do que alguns veículos de comunicação divulgaram, o ato teve como estopim o fechamento de uma casa noturna na cidade, mas é muita inocência pensar que levariamos todo esse povo as ruas por causa de um alvará, que isso fique claro a administração municipal”.

Se 2011 foi um ano generoso em shows no Brasil, trazendo grandes nomes da música pop como Britney Spears, Rihanna, Katy Perry, Ricky Martin e Ke$ha, 2012 promete ser ainda mais fervido com a quantidade de bons artistas que tem shows programados em terras brasileiras.

Para te ajudar a se programar desde já para que você não perca as apresentações dos cantores e bandas de que mais gosta, montamos um roteirão com os principais shows confirmados para os próximos meses. Com informações do Marigagay