Centro Histórico é casa do ME Ateliê da Fotografia

Arte e Exposições, No Circuito
10 de julho de 2018
por Genilson Coutinho

O histórico bairro do Santo Antônio Além do Carmo recebe no próximo dia 20 de julho, a partir das19h30, na Ladeira do Boqueirão, a inauguração do ME Ateliê da Fotografia.

 Sob os cuidados do fotógrafo e artista plástico Mário Edson, o ateliê – abrigado numa casa secular do ano 1908, é composta por três galerias e duas varandas que, num ato de valorização da arte e do artista, foram batizados com os nomes de Juarez Paraíso (Galeria 1), Tati Moreno (Galeria 2), Viga Gordilho (Galeria 3), Frida Khalo (Varanda 1) e Cantinho da Leitura Ariano Suassuna (Varanda 2).

 Com evento de abertura para artistas, imprensa, amigos e convidados, o espaço tem sua inauguração marcada pelo lançamento da exposição REvir – Moradas da Alma, uma mostra fotográfica composta por 20 imagens (60x90cm) em P&B ou manipuladas com interferência de cores e emolduradas em tamanhos diversos.

 O objetivo do conjunto de imagens foi rever os corpos por um viés moderno e, através desta leitura, pontuar semelhanças imutáveis que acompanham a humanidade, sempre resguardando as características especificas de cada época, mas mantendo a essência que originalmente as pontua.

 “A beleza dos corpos, sejam eles de atletas, musas guerreiros ou anjos, sempre é uma recorrência na história da arte. A beleza de Afrodite, os mais celebrados modelos de beleza masculina no mundo Grego: o Doriforo (lanceiro) do escultor Policleto e o Discóbolo (arremessador de discos) de Miron; a imponência e perfeição de formas de Davi, do soberbo Michelangelo, assim como a dor da Pietá – estas no universo italiano, nos deleitam os olhos e nos alimentam a alma”, destaca Mário Edson, numa delicada explanação sobre suas sensações e inspirações para concepção da obra.

 Baseado em um estudo  aprofundado do belo, do perfeito e do harmônico, o mote da mostra foi elencado e refeito através da inspiração despertada pelos sentidos.

 Depois de vasta pesquisa, do universo e das obras de grandes talentos da escultura e pintura, algumas inspirações foram listadas e revistas através de imagens concebidas pelos fotógrafos, só que agora com a presença de modelos vivos.

 Aberta à visitação de segunda a sexta-feira, a mostra REvir teve entre seus modelos, as atrizesJussara Mathias e Thais Mello, os atores Marcos Barreto e Luiz Antônio Jr, além de modelos e dançarinos, totalizando 12 nomes em seu trabalho final.

 Com abordagem filosófica de Saja, abordagem crítica poética de Viga Gordilho, abordagem cênica de Gil Vicente Tavares e concepção e apresentação do fotógrafo Mário Edson, a mostra fica em exposição até o dia 20 de setembro, com entrada gratuita.

 “Nossa expectativa é estimular a arte e trazer para o ME Ateliê da Fotografia, a mostra de artistas consagrados e o frescor de novos nomes das artes plásticas e fotografia, numa constante transmissão de novos saberes, experiências e sensações. Com curadoria aberta, a galeria tem a função de ser um espaço nosso, onde nos sintamos em casa e sejamos sempre bem-vindos”, conclui Mario.

 Serviço

 Inauguração do ME Ateliê da Fotografia e Lançamento da Mostra Revir

20 de julho de 2018.

A partir das 20h.

Ladeira do Boqueirão, n. 6 | Santo Antônio Além do Carmo

Coquetel para convidados | Exposição aberta ao público.