Celeiro da dança na Bahia, Escola de Dança da Funceb comemora 35 anos

No Circuito
8 de maio de 2019
por Genilson Coutinho
A Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) celebra 35 anos nesta quinta-feira (9). Voltada ao fomento e à qualificação continuada da dança, a instituição tem programação diária, gratuita ou a preços populares, e é a primeira escola pública do gênero no Norte-Nordeste.
Semanalmente, a Escola de Dança da Funceb recebe cerca de 2,5 mil pessoas, que têm acesso à arte do movimento a partir de ações de iniciação, formação técnica e qualificação em dança. O equipamento atende indivíduos de 5 a 50 anos, estrangeiros, turistas, moradores da capital ou do interior do estado.
Muitos desses alunos são dos Cursos Livres, que neste ano ofereceram 1,5 mil vagas em 44 modalidades de dança. Eles são voltados a pessoas com ou sem experiência em dança. A matrícula é realizada durante todo o ano, diretamente com o professor, de acordo com o número de vagas restantes. As aulas ocorrem uma vez por semana, de segunda a sábado, com investimento de R$ 20 (aula avulsa) ou R$ 70 (mensal).
Formação
Para as crianças e jovens de 5 a 17 anos, todos os anos são abertas vagas para o Curso Preparatório, que oferece gratuitamente aulas de ballet clássico, dança contemporânea e dança moderna, brincantes, dança afro-brasileira, danças populares e capoeira.
Para os jovens e adultos com ensino médio completo e prévia experiência em dança, há o Curso Profissional Técnico de Nível Médio em Dança, vinculado à Secretaria da Educação. Neste ano, em uma conquista histórica, os alunos passaram a ter direito à meia-passagem estudantil junto ao sistema de transporte público de Salvador.
Semestralmente, a Escola de Dança da Funceb também oferece as Oficinas de Qualificação Profissional, com objetivo de propiciar a formação continuada nos cursos de ballet clássico e pilates. São abertas 50 vagas a cada semestre, sendo uma parte delas voltadas para servidores do estado.
De forma descentralizada, a Escola de Dança da Funceb atua no Nordeste de Amaralina e no Engenho Velho de Brotas, além dos municípios de Lauro de Freitas e Luis Eduardo Magalhães, por meio dos Núcleos de Extensão. Atualmente, os núcleos atendem 578 pessoas com aulas gratuitas de dança moderna e contemporânea, dança afro-brasileira, ballet, capoeira, pilates e brincantes.
Inscrições abertas
Estão abertas as inscrições para a Quadrilha Junina da Funceb. São oferecidas 80 vagas. Os interessados devem se inscrever no site da Funceb (www.fundacaocultural.ba.gov.br) até domingo (12). A primeira etapa, de análise da declaração de interesse, será realizada de 13 a 16 de maio.
A segunda etapa é presencial, na Escola de Dança da Funceb, nos dias 20 e 21 de maio. Na ocasião haverá aula prática com análise dos seguintes critérios: rítmica, percepção espacial e assimilação coreográfica. O resultado final será divulgado até 30 de maio. Mais informações estão disponíveis no site da Funceb.