Comportamento

Ceará é notificado pela CBF por cantos homofóbicos em jogo da Série B

Redação,
06/09/2023 | 11h09
Foto: Fabiane de Paula / SVM

Ceará foi notificado pela CBF pelos cantos homofóbicos na partida contra o Vila Nova, pela Série B. A entidade máxima do futebol brasileiro pede providências ao clube. A denúncia foi feita pelo Coletivo de Torcidas Canarinhos LGBTQ à CBF, instruída com vídeo e notícias divulgadas nos meios de imprensa – apesar de não existir relato na súmula da partida.

A CBF pediu que o clube cearense informasse as medidas adotadas para a adequada apuração dos fatos, identificação e punição dos infratores. Solicitou ainda que sejam encaminhados todos os documentos relacionados às apurações. O Vovô não foi punido.

No documento, há relato de possível ato de homofobia atribuído à torcida do Ceará. Alguns torcedores teriam entoado cânticos homofóbicos de forma coletiva, envolvendo um considerável número de pessoas, fazendo referência a torcedores do Fortaleza.

A CBF registrou a sua extrema preocupação com a denúncia, especialmente porque os cânticos teriam sido entoados pela torcida em um jogo em que o Ceará realizava campanha contra a homofobia. Com isso, os avisos feitos no sistema de som e nos telões do estádio não teriam sido respeitados.

Congresso
No último dia 27 de julho, o Vovô realizou o 1º Congresso sobre racismo, homofobia e violência nos estádios. Iniciativa é da coordenação de torcidas organizadas.

O Congresso contou com a presença do Dr. Edvando Elias de França, coordenador de do Núcleo do Desporto e Defesa do Torcedor (Nudetor); Regis Alves, representante da ANATORG (Associação Nacional das Torcidas Organizadas), além de representantes das Polícias Civil e Militar.

Após o congresso, não houve registros de cantos homofóbicos na partida seguinte, contra o Ituano.

do GE