Catar proíbe exibição de ‘A garota dinamarquesa’, filme sobre transexual

Notícias
13 de janeiro de 2016
por Genilson Coutinho

Eddie Redmayne em ‘The Danish girl’ (Foto: Divulgação)

O Catar proibiu a exibição nos cinemas do drama “A garota dinamarquesa”, dirigido pelo ganhador do Oscar Tom Hooper (“Os miseráveis”, “O discurso do rei”), e estrelado por Eddie Redmayne, que venceu o Oscar de melhor ator por “A teoria de tudo”. Assista ao trailer legendado acima.

Segundo o site do “Guardian”, a decisão foi tomada pelo Ministério da Cultura após protestos online sobre a “depravação” do filme, que começou a ser exibido em alguns cinemas em Doha este mês.

Em “A garota dinamarquesa”, o ator inglês Eddie Redmayne interpreta a transexual Lili Elbe. O longa é inspirado na história real do pintor dinamarquês Einar Mogens Wegener (1882-1931), pioneiro da cirurgia de mudança de sexo.

Para se transformar em Lili Elbe, Wegener se submeteu a uma série de operações até então experimentais em Berlim, em 1930. Ela morreu devido à rejeição de órgãos após uma tentativa de transplantar um útero.

A atriz sueca Alicia Vikander interpreta a mulher de Wegener, Gerda. O longa tem estreia prevista para 25 de fevereiro de 2016 no Brasil.