Casamento homoafetivo: importância do R.S.V.P.

Notícias
11 de agosto de 2017
por Genilson Coutinho
convite_scards1

Foto: SCards

Por Luiz Ramon Abdon

Entre as tarefas que fazem parte de um planejamento de casamento, umas das mais importantes é o controle do número de convidados. A confirmação da quantidade de pessoas que estarão presentes é fundamental, inclusive, para auxiliar na contratação dos serviços para a festa. Para isso, utiliza-se o R.S.V.P., mais conhecido como confirmação de presença.

A sigla R.S.V.P. é a abreviação da expressa francesa “Répondez S’il Vous Plaît”, que em tradução corresponde a “Reponda, por favor”. Normalmente essa sigla é impressa no final do convite, para que o convidado confirme ou não a sua presença no evento. Seguindo da abreviação, deve constar um endereço de e-mail ou telefone como meio para realizar a confirmação. Podem constar ambos e é importante deixar claro que essa informação ajuda na organização do evento.

Apesar de não ser obrigatório, é fundamental que os convidados confirmem a presença. É a garantia de uma lista mais assertiva.

convite_scards1

Foto: SCards

Outra dica é determinar uma data limite, para que haja tempo hábil caso seja necessária qualquer alteração no planejamento. Para os famíliares e amigos próximos consegue-se essa informação pessoalmente.

Para realizar essa tarefa é necessário que se tenha disponibilidade, o que geralmente os noivos não dispõem. Muitas vezes a assessoria realiza o R.S.V.P. para o casal e, com a lista completa de convidados em mãos, atende ou efetua as ligações. Assim, podemos acertar o número de mesas, comidas e bebidas.

convite_scards2

Foto: SCards

Também é importante trabalhar considerando uma margem de variação entre os confirmados e os que realmente comparecerão, que pode ser de 10 a 20% (mais ou menos). Independente da forma que será feita, a confirmação sempre deverá fazer parte da lista de tarefas para organização do casamento. Ainda, se preferirem, os noivos também podem optar por colocar a informação escrita em português como, por exemplo, “Confirmação de Presença” no próprio convite.

Luiz Ramon Abdon é estudante de jornalismo, dono do blog Audácia Baiana e acredita no poder das palavras e de como podemos mudar o mundo usando-as.