Casamento gay aprovado em Nova York

Sem categoria
25 de junho de 2011
por Genilson Coutinho

O projeto de lei do casamento homossexual foi aprovado em uma votação de 33 a 29, sendo 4 senadores de estado republicanos e 29 democratas, na votação do projeto de lei. Aprovação do Senado era o último obstáculo para a lei do casamento entre pessoas do mesmo sexo, que é fortemente apoiado pelo governador Andrew M. Cuomo e foi aprovado na semana passada pela Assembleia. Cuomo deve assinar a medida em breve, e a lei entrará em vigor 30 dias depois, o que significa que casais do mesmo sexo poderã começar se casar em Nova York em meados do verão.

Apenas cinco estados atualmente permitem o casamento homossexual: Connecticut, Iowa, Massachusetts, New Hampshire e Vermont, bem como o Distrito de Columbia.

A aprovação do casamento entre pessoas do mesmo sexo representa uma virada na sorte para defensores dos direitos gays, que há apenas dois anos sofreram uma humilhante, e inesperada, derrota quando um projeto de lei do casamento homossexual foi facilmente derrotado no Senado, então controlado por democratas. Este ano, com o Senado controlado pelos republicanos, as chances de aprovação do casamento homossexual aumentaram.