Notícias

Casamento coletivo abriu Parada LGBT de Brasília

Genilson Coutinho,
29/06/2015 | 14h06
Primeiro casamento coletivo de parceiros homossexuais do DF, no Dia Mundial do Orgulho Gay, comemorado neste domingo (28), em frente ao Congresso Nacional (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Primeiro casamento coletivo de parceiros homossexuais do DF, no Dia Mundial do Orgulho Gay, comemorado neste domingo (28), em frente ao Congresso Nacional (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Realizada no domingo 28 de junho, a 18ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília foi aberta por matrimônio coletivo de dez casais homossexuais. Pela primeira vez uma marcha arco-íris no País foi antecedida por esse tipo de evento.

O local da cerimônia, iniciada por volta das 15h, teve forte cunho político: em frente ao Congresso Nacional. A ideia da Associação da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília foi contrapor discursos conservadores vindos de deputados federais.

18ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, com o tema deste ano - À igualdade, digo sim -, quer reforçar o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (Antonio Cruz/Agência Brasil)

18ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, com o tema deste ano – À igualdade, digo sim -, quer reforçar o direito ao casamento entre pessoas do mesmo sexo (Foto: Antonio Cruz/Agência Brasil)

Após a cerimônia, foi dado início à marcha, que percorreu a Esplanada dos Ministérios e o Eixo Monumental até o Palácio do Buriti, sede da governadoria. Houve vaias e discursos contra o governador Rodrigo Rollemberg (PSB) por o político não realizar ações contra homofobia. A organização estimou o público em 60 mil pessoas.