Notícias

Casal homoafetivo consegue que mulher que serviu de barriga solidária fosse incluída no plano de saúde da família

Genilson Coutinho,
12/10/2021 | 08h10
Johny Cândido, o marido Pedro Ernesto e os filhos Gael e Mariana, em Goiânia, Goiás — Foto: Reprodução/TV Anhanguera

O jornalista Johny Cândido, de 34 anos, e o marido Pedro Ernesto, de 36, chef de cozinha, conseguiram que uma amiga que serviu de barriga solidária para o nascimento dos filhos fosse incluída no plano de saúde da família, em Goiânia. Com a permissão, a mulher que gerou os gêmeos Gael e Mariana fez o pré-natal, as consultas e os exames pelo convênio.

Os gêmeos nasceram no dia 19 de junho. O casal, que está junto há quase 7 anos, sempre sonhou em ter filhos. Johny explica que eles pensaram em várias formas de ter um bebê, até que uma amiga possibilitou que o sonho se tornasse realidade.

Segundo o casal, foram dois anos de planejamento para a gestação, desde a fertilização até a descoberta de que eles teriam gêmeos. Após serem orientados pela Procuradoria-Geral do Estado, eles solicitaram a inclusão da mulher ao Instituto de Assistência dos Servidores do Estado de Goiás (Ipasgo) e, em março, conseguiram um parecer favorável.

Após a vitória com o plano de saúde, o casal conseguiu autorização para que a barriga solidária fizesse o pré-natal, o parto e o pós-parto. Apesar disso, os gêmeos, que deveriam nascer em outubro, acabaram vindo ao mundo de forma prematura.

Apesar de a autorização para o parto ter sido dada pelo Ipasgo, os bebês nasceram na Maternidade Municipal Dona Iris. O motivo é que o nascimento ocorreu em um fim de semana e o hospital credenciado pelo plano não tinha ultrassom funcionando sábado e domingo e, por ser um caso de urgência, ele procuraram a outra maternidade, que é pública e tem esta assistência.

Neste sábado (9), os bebês, que nasceram com 25 semanas, continuam hospitalizados na unidade. Segundo os pais, o Gael nasceu com 875 gramas e a Mariana com 540 gramas. Quase quatro meses depois, o menino está pesando quase 4 quilos e a menina 2 quilos.

Com a internação dos bebês, Johny disse que passa a semana com eles no hospital. Enquanto isso, o quartinhos dos irmão está pronto em casa e a ansiedade dos pais aumenta a cada dia à espera deles.