Notícias

Casal de lésbicas sofre ataque em restaurante de Salvador

Genilson Coutinho,
16/11/2019 | 14h11

Mayana e Gabriella em foto feita dentro do restaurante Barravento, na sexta-feira (15) (Foto: Acervo pessoal)

A saída para um almoço de feriadão terminou em constragimento e lesbofobia para Mayana Mendes  e Gabriela Garrido , no conhecido Restaurante Barravento, na Avenida Oceania, em Salvador, durante uma troca de carinho entre duas pessoas que se amam. Mas essa demonstração do casal não agradou ao gerente, chamado de Aurélio, que se dirigiu a mesa do casal para dizer que “ali não era lugar pois tinha muitas crianças e famílias e que tal atitude não cabia ali.”Meio à situação constrangedora, Gabriela Garrido utilizou suas redes sociais para relatar o corrido.
Ainda abaladas com a situação, as meninas revelaram que ainda não conseguiram relatar o
ocorrido, mas que não vão deixar passar essa situação sem as devidas providências.

View this post on Instagram

AMBIENTE HOMOFÓBICO Boa tarde a todos, acabo de sofrer um ato de homofobia neste nosso BAHIANO restaurante local chamado Barravento, localizado na Av. Oceania no bairro da Barra em Salvador. Não tenho palavras para descrever esse momento. Tão injusto e tão sofrido. Tudo o que posso falar é, compartilhem e me ajudem a não permitir que isso continuem a acontecer. ————— Boa noite Gostaria de nesse momento, após todos os trâmites legais terem sido realizados, descrever a todos o ocorrido nesta tarde de feriado. Era para ser apenas um feriado agradável, num restaurante tradicional de salvador. Eu estava acompanhada de minha namorada no Restaurante Barravento quando o Sr. “Aurelio“ que se auto intitulou como gerente do estabelecimento, nos abordou solicitando que os os contatos entrem nós duas fossem contidos, essa é a melhor forma que eu consigo relatar o que foi dito pelo mesmo. Seguindo um pouco mais, o mesmo informou que o Barravento era um restaurante familiar e que os carinhos trocados por nós duas não eram condizentes ao local e que de alguma forma incomodavam e agrediam os outros clientes, e como exemplo dele mesmo, as duas crianças que estavam na mesa atrás da minha não precisavam presenciar tal cena. Tudo isso foram palavras dele, mas tudo isso foi sentido por mim. Não tenho palavras para descrever o que senti e o que sinto ainda após tudo isso. Acreditamos que a homofobia, o preconceito e o racismo está tão longe de nós, mas na verdade está tão perto. E para quem nunca sofreu como eu até algumas horas atrás eu lhes digo, doe e doe muito. Por isso eu agradeço as mensagens de apoio, agradeço ao carinho recebido pelos amigos e familiares, mas também pelos desconhecidos. Alguns clientes que se encontravam no local no momento, se dirigiram até a mim e com uma delicadeza tão simples e tão carinhosa apenas perguntaram “Posso Lhe dar um abraço?”. Parece pouco? Mas não foi, foi bem importante na verdade. Como uma deles mesmo alegou, “Como pode, vocês duas não poderem se beijar enquanto eu e meu marido podemos? “ Não sei, acho que essa é a pergunta que apenas o Sr. Aurélio e o Restaurante Barravento pode responder.

A post shared by Gabriella Garrido (@gsgarrido) on

 

O Dois Terços fez contato com Gabriela, que relatou que prestou queixa, denúncia no Disque 100. Ainda de acordo com ela, a mesma chamou uma viatura, porém não teve como dar um flagrante.
O casal já acionou um advogado para cuidar deste caso de lesfobia.

No início da tarde, o restaurante usou sua rede social para divulgar uma nota de esclarecimento sobre o fato, onde relata que inclusive realizou recentemente um casamento LGBTQI, e ainda faz questão de dizer que foi um equívoco da cliente .

Abaixo primeira nota :

Essa nota foi apagada após protesto nas redes socais .

Segunda nota de esclarecimento :

O Restaurante Barravento lamenta o transtorno que por ventura tenha causado a seus clientes. O estabelecimento repudia qualquer ato discriminatório, seja ele homofóbico, racista, de gênero ou social. Acredita e prega o livre respeito a todxs. Por isso, pede desculpas a quem tenha se sentido ofendido. O Restaurante Barravento informa ainda que em sentimento e respeito aos seus clientes, toda a sua equipe de atendimento passará pelo Programa de Combate à lgbtfobia institucional Municipal de Salvador.