Música

No Circuito

Carlinhos Brown, Baby do Brasil, Jau e Márcia Freire são os convidados de Luiz Caldas próximo dia 19, na Concha Acústica

Genilson Coutinho,
15/01/2024 | 15h01
Foto: Divulgação

O artista baiano Luiz Caldas completa 61 anos de vida na próxima sexta-feira, 19, e a expectativa é de uma Concha Acústica mais uma vez lotada para cantar parabéns para o anfitrião. No palco, os convidados reforçam a magnitude do momento. São eles os amigos Carlinhos Brown, Baby do Brasil, Jau e Márcia Freire que, junto com Luiz, irão celebrar a data com o melhor da música baiana e brasileira, da qual o aniversariante é um representante virtuoso.

O feito de, há 9 anos, lançar um álbum por mês é apenas um dos tantos sinais que escancaram a paixão de Luiz Caldas pela música. “Eu sou música”, costuma dizer o artista quando é questionado sobre a inspiração e disposição para produzir incessantemente, perscrutando os mais diversos estilos musicais e, assim, deixando um legado único para a música do Brasil e do mundo.

Com a marca excepcional de aliar alta produção e alta qualidade musical, Luiz Caldas teve dois dos seus discos indicados ao Grammy Latino nos últimos anos, e se prepara para em fevereiro manter a tradição de lançar um álbum de Axé, que embalam as expectativas de mais um Carnaval.

“Na produção dos discos mensais, consigo registrar estilos de músicas e ritmos que, infelizmente, não são mais gravados, justamente por não serem comerciais, e assim uma boa parte da nossa história e cultura acabam ficando perdidas ou até somem. Você não vê um disco de samba-canção sendo feito hoje em dia, mas se você for no meu site, tem disco de samba-canção e feito há poucos meses”, comenta.

Em 2024, o artista baiano comemora 54 anos dedicados à música, com quase 200 álbuns lançados desde que começou a cantar em bailes com 7 anos. Primeiro foi como cantor mirim, depois como um adolescente autodidata que, só de olhar outros músicos das bandas de baile, aprendeu a tocar com maestria quase todos os instrumentos. E quando a voz estabilizou, revelou-se como esse cantor, compositor e multi-instrumentista que abalou as estruturas da música brasileira.

Dono de um estilo próprio, tendo se lançado cantando de pés descalços, Luiz Caldas consegue extrair o melhor da combinação entre inquietude profissional e simplicidade no seu modo de viver. Do estúdio da sua casa, todo mês sua voz ecoa mundo afora. Ao tempo que espalha seu talento, extrai da música ensinamentos para sua vida.

“A música não existe sem as pessoas que a escutam. Então fazer música nos torna sensíveis ao outro. Ao longo do tempo, isso faz com que o artista, que quase sempre já é sensível, cresça como ser humano também. E foi assim que eu consegui me mover na vida, mesmo com os altos e baixos comuns à trajetória de um artista, mas sempre superando tudo com os pés no chão literalmente”, brinca.

Serviço:

LUIZ CALDAS & CONVIDADOS

Data: 19 de janeiro

Local: Concha Acústica do TCA

Horário: 19h 

Ingressos: Sympla

Link de Vendas: https://bileto.sympla.com.br/event/89916/d/232405/s/1579200