Música

No Circuito

Carlinhos Brown apresenta show de canções na nova Concha neste sábado (14)

Genilson Coutinho,
14/05/2016 | 09h05

Neste sábado (14),  Carlinhos Brown convida Lazzo Matumbi e, em seguida, o grupo BaianaSystem propõe um diálogo musical com o cantor Ney Matogrosso.

Foi na década de 70 que Carlinhos Brown pisou pela primeira vez na Concha Acústica. Acompanhado da tia Alice dos Santos, assistiu a um espetáculo que reunia na mesma noite nomes como Raul Seixas, Waldir Serrão, Nelson Gonçalves e Jerry Adriani. Esses e tantos outros shows foram vistos pelos dois, que sempre andavam juntos, ao longo dos anos que frequentaram o local. Agora, em 2016, o artista baiano, já consagrado internacionalmente, retorna a um dos principais equipamentos culturais de Salvador para participar de um festival igualmente histórico, Eu Sou a Concha, que marca a reabertura do espaço que foi inaugurado em 1959.

“Preparei para esta noite um show especial, que me apresento versionando canções. É um show para cantar! Quero surpreender com hits que produzi ao longo do tempo”, adianta Brown um pouco do que as pessoas assistirão na sua apresentação que terá – dentre as novidades – a participação de Lazzo Matumbi. Juntos, os artistas vão interpretar a canção Me Abraça e Me Beija, de autoria de Lazzo e de Gileno Feliz. Outro momento que merece destaque no concerto é a interpretação de Uma Brasileira – música que Brown compôs com o amigo Herbert Vianna. A canção, que se tornou um hit da MPB, foi lançada em um show dos Paralamas do Sucesso na Concha Acústica, em 1995, com a participação especial dele.

Eu quero a Concha! – Algumas das lembranças afetivas de Carlinhos Brown na Concha Acústica têm especial destaque para a concretização da sua carreira. Foi lá que, em 1988, estreou na Bahia como percussionista de Caetano Veloso. “Depois de rodar por seis meses pelo Brasil e pela Europa em uma turnê de Caetano, voltamos à Bahia. Foi minha estreia em casa com meu chefe. Meus amigos e minha família estavam todos lá! Por coincidência, era o ano que Gilberto Gil estava se candidatando a prefeito de Salvador. E eu pude expor as minhas latas e, em algum momento, pelo carinho que eu tenho por Gil e pelo tropicalismo, tirei a camisa e disse: Eu quero Gil! E todos queriam, assim como queremos até hoje! Foi assim que fui ovacionado no show do chefe. Incrível e inesquecível”, lembra o artista. Hoje, é o momento de agradecer: “Obrigado Concha. Obrigado Caetano e obrigado Gil. Hoje eu digo eu sou Concha. Eu quero Concha!”.

 

Serviço:

14/05/2016 (SÁBADO) – 18 horas

Abertura: Micro-espetáculos com BTCA e OSBA

Apresentações:

– Carlinhos Brown com participação especial de Lazzo

– BaianaSystem com participação especial de Ney Matogrosso

Ingressos: esgotado