Notícias

Caravana Lésbi de Saúde acontece este mês em Camaçari

Genilson Coutinho,
21/10/2019 | 18h10

Próximo dia 26 de outubro a Caravana Lésbi de Saúde tem parada marcada com as manas, as minas, as sapas, as bi de Camaçari. A partir das 8h, (no ARBORIZE – em frente á Casa do Trabalho) aguardamos todas lá para compartilharmos uma troca de saberes, orientações e cuidados com a saúde das mulheres lésbicas e bissexuais.

A nossa primeira parada foi em Santo Amaro no recôncavo baiano no último dia 06. E temos certeza que em Camaçari será uma atividade tão produtiva quanto foi na primeira. O projeto Caravana Lésbi de Saúde nasceu a partir da ação do Coletivo Lesbibahia fundado em agosto de 2008, inicialmente como articulação na cidade de Salvador e tornando-se um Coletivo em 2011.

A nossa mana poderosa que ministrará essa atividade é a magnífica Josy Andrade mulher lésbica, negra e periférica do bairro da Liberdade. Josy é mestranda em Ciências Sociais pela UFRB (Universidade Federal do Recôncavo da Bahia), também integrante da Rede de Mulheres Negras da Bahia, da Rede Sapata, que tem o princípio de cuidar da saúde da mulher lésbica, bissexual negra. Também pesquisadora do Coletivo Ângela Davis, no seguimento de sexualidade, direitos reprodutivos e raça. E pasmem ainda é Cientista Social, Educadora Social nos Estudos de Gênero e Sexualidade.

O projeto apoiado pelo edital Elas Decidem que pertence ao Fundo Elas objetiva contribuir para a saúde sexual e reprodutiva das mulheres – para tal serão realizadas oficinas, roda de conversa e grupos de trabalho em quatro municípios do estado da Bahia; – A partir dessas ações será coletivamente construída uma cartilha informativa de prevenção a DST’s AIDS para as LESBI; – Promover a interiorização das informações sobre os diretos produtivos das Lésbicas e Bissexuais; objetivamos fortalecer os territórios de atuação que o grupo já está inserido e promovendo também a oxigenação do coletivo através do trabalho com a juventude e levar informações para o interior do estado que possui uma carência de politicas públicas de assistência em saúde LBT;

O produto final desse projeto será o lançamento da Cartilha Informativa que ocorrerá na cidade de Salvador com a participação das beneficiarias da Caravana, grupos, coletivos, movimentos sociais entre outros do movimento LBT baianos e profissionais que trabalham com a saúde pública.

Serviço: Caravana Lésbi de Saúde

Quando: 26 de outubro   Horário: às 8h

Onde: ARBORIZE – Rua do Migrante – Centro / Camaçari ( em frente a Casa do Trabalho)

Contatos: Coordenação Pedagógica: Patrícia Santana (71) 99703-7726