Caravana de Humor e Performance continua levando alegria ao Pelô

Genilson Coutinho,
12/05/2011 | 17h05

A Caravana de Humor e Performance, um desdobramento do Festival de Humor e Performance (FHP), evento que levou as mais diversas formas de artes ligadas ao riso ao Pelourinho em setembro de 2010, vem desde abril aglutinando linguagens artísticas em torno da comicidade no Pelourinho. O projeto faz parte da agenda do Pelourinho Cultural, programa do Instituto de Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC) e da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA). Dando continuidade à política do programa de oferecer diversidade, cultura e entretenimento para o público baiano e turista, de forma gratuita, nos largos do Pelô, em maio, as apresentações da Caravana de Humor e Performance acontecem durante as quartas-feiras (11, 18 e 25) e na quinta-feira, 25, sempre às 20h, no Largo Pedro Archanjo.

Após o sucesso do FHP, realizado através do edital Tô no Pelô de incentivo à cultura, que trouxe à capital baiana atrações como o cantor Zéu Britto e a atriz global Samantha Schmütz, a Caravana trouxe para o Pelourinho em abril grandes nomes do humor baiano a exemplo do músico Vandex e o show do grupo de comédia stand up Os Donos do Riso. O projeto se firma em maio como uma iniciativa que valoriza e divulga as manifestações humorísticas em Salvador, com apresentações gratuitas que irão manter o público animado à espera da segunda edição do Festival de Humor e Performance, em setembro deste ano. Dentre as atrações de maio, estão o irreverente espetáculo musical Bocket Show, a performance inusitada da artista Bagageryer Spielberg e a alegria dos palhaços com o espetáculo Palharia Palhaço Palhaçaria.

Bocket Show

Com direção de Ricardo Castro, o espetáculo musical tem formato de um antigo programa de rádio com plateia, a qual vai conferir ao vivo uma rádionovela contando a saga do herói Lucky in the Sky. Lucky é sobrinho de dona Tuninha, uma senhora depravada que o leva com frequência para passear em um sex shop e o faz conhecer o mundo da luxúria e do erotismo. Ao tornar-se adulto, o herói segue os passos de sua tia e torna-se também um depravado. Na trama, ele viaja para Espanha, Paris, Itália, Los Angeles e Nova York e, ao retornar para Salvador, é eleito o primeiro prefeito assumidamente gay da capital baiana. O espetáculo conta ainda com quadros bem humorados e irreverentes que entrecortam a radionovela. A peça poderá ser conferida no Largo Pedro Archanjo, dia 11 de maio, às 20h, com entrada franca.

Bagageryer Spielberg

O espetáculo é um conjunto de performances e dublagens comemorativo aos 25 anos de carreira do ator, transformista e drag queen André Silva. O show vai homenagear estrelas nacionais e internacionais, a fim de reviver os grandes espetáculos de teatro de revista, com luxo, beleza e glamour. O evento conta com covers de Ney Matogrosso, Beyoncé, Clara Nunes, Mariene de Castro e no show todos os artistas recebem o Oscar 2011. O espetáculo acontece no dia 18 de maio, no Largo Pedro Archanjo, às 20h, com entrada franca.

Palharia, Palhaço, Palhaçaria

Criada em 2008 para homenagear o mês do teatro e do circo e contemplada com o Prêmio Funarte de Teatro Myriam Muniz, a peça apresenta ao espectador diversas maneiras de improvisação através do clown, personagem cômico que trata com ludicidade as tarefas simples do dia-a-dia. O espetáculo foi elaborado para se transformar a cada instante em algo novo, exaltando uma das faces mais fundamentais da arte do palhaço: a improvisação, através de brincadeiras e cantigas. O evento acontece dia 26 de maio, no Largo Pedro Archanjo, às 20h, com entrada franca.

Zeca de Abreu

A artista vai apresentar o Zeca Show, um programa de variedades que resgata o improviso comum na década de 60 e abrange diversos seguimentos da arte, como teatro, dança, música, artes plásticas, vídeo e fotografia, em diversos espetáculos. O show é aberto a artistas consagrados, grupos emergentes de teatro, música e dança, além dos espectadores anônimos dispostos a improvisar no palco e contribuir para aumentar ainda mais o clima de total descontração. O espetáculo será realizado no dia 25 de maio, no Largo Pedro Archanjo, às 20h, com entrada franca.

Foto: Genilson Coutinho

Serviço

Caravana de Humor e Performance

Data: quartas-feiras (11, 18, 25) e quinta-feira (26) de maio

Local: Largo Pedro Archanjo

Horário: 20h

Entrada: Gratuita

11: Bocket show

18: Bagagerye Spielberg

25: Palharia Palhaço Palhaçaria

26: Zeca de Abreu