Cantora carioca estreia turnê com patrocínio do programa Natura Musical em Salvador

Genilson Coutinho,
22/01/2014 | 13h01

“Nem tão Samba, nem tão Rock, nem tão Jazz”. Assim a cantora Karla da Silva, que ganhou fama nacional ao participar das semifinais da primeira edição do The Voice Brasil, gravou seu primeiro disco com crowdfunding a acaba de ser selecionada pelo Natura Musical, define seu show em Salvador. O espetáculo ocorre dia 24 de janeiro, no Sesc Senac Pelourinho, abrindo a turnê nacional que resultará no DVD “Quintal”. Karla, que teve experiências marcantes com Claudia Leitte, Ed Motta, Torcuato Mariano, Lulu Santos e Carlinhos Brown no reality show da TV Globo, traz para o show a participação das cantoras baianas Ludmilah Anjos, Quésia Luz, Ju Moraes e Sandra Simões.
“O repertório reúne sons sob uma perspectiva urbana, de uma geração que recebe informações pela web, dialoga com a arte do mundo inteiro e que, por meio da cybercultura e do download, bebe em muitas fontes”, diz Karla. Acompanhada de quatro instrumentistas, Karla soma-se a compositores de sua geração para apresentar ao público músicas como “Hoje só volto amanhã”, de João Bernardo, “Quintal”, de Matheus von Krueger, e “Samba do Bem”, de Germana Guilherme. Além disso, busca influências no passado, resgatando canções como “Maçã do rosto”, de Djavan, “Com a perna no Mundo”, de Gonzaguinha, “Trajetória”, de Arlindo Cruz, e “Samba à dois”, de Marcelo Camelo.
A turnê que resultará no primeiro DVD de Karla da Silva é um dos projetos selecionados para receber o patrocínio do edital nacional 2013 do programa Natura Musical. “Uma das vertentes do Natura Musical é a aposta em novos talentos da música brasileira. Ao longo de quase nove anos, o programa vem revelando e participando da consolidação da carreira de novos nomes como Marcelo Jeneci, Tulipa Ruiz, Karina Buhr, Céu. Ao sermos apresentados a Karla da Silva, vimos a oportunidade de valorizar seu talento e produção artística”, conta Fernanda Paiva, gerente de apoios e patrocínios da Natura. “Também nos chamou a atenção sua capacidade de mobilização e conexão com novas formas de produção, uma vez que Karla conseguiu gravar seu disco com o apoio dos seus fãs”, acrescenta.

Trajetória
Dona de uma voz peculiar, Karla da Silva traz elementos que colheu do samba de quadra na sua infância, do chorinho que seu avô tocava e da admiração que sentia, ainda criança, por uma tia que foi crooner e cantava na noite carioca. Em novembro de 2007, Katia mandou uma demo e foi classificada entre os 10 finalistas da 2ª Mostra de Novos Talentos da tradicional casa de samba da Lapa, Carioca da Gema. Em 2008, venceu o Festival do Grupo Matriz, foi classificada para a final do Concurso de Calouros da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, no Teatro Rival, e, neste mesmo ano, participou do Festival Internacional Petrobras Prata da Casa, realizado em São Paulo, na categoria “Melhor Intérprete”. Passou pelo crivo de Arnaldo Saccomani, Max de Castro, Lua Lafaiette e Luís Paulo Serafim e ficou com terceiro lugar do prêmio.
A partir de 2010, iniciou a construção de um novo repertório e show intitulado “Festejo e Fé”. Emprestou a voz doce e forte às obras de 10 talentosos compositores, com uma resposta muito positiva de seu público em shows com lotação esgotada. Nessa trajetória, apresentou-se no Teatro Odisséia, Circo Voador, Cinematéque, Centro Cultural Carioca, Modern Sound, Teatro Rival, Teatro Carlos Gomes, Teatro Sérgio Porto, Sescs, Centro Cultural Justiça Federal, Studio RJ, entre outros espaços.

Lançou seu primeiro álbum de forma independente em junho de 2013 por meio da plataforma digital crowdfunding, foi uma das semifinalistas da primeira edição do programa de maior índice de ibope na Rede Globo: o The Voice Brasil, onde trocou experiências marcantes com Ed Motta, Carlinhos Brown, Torcuato Mariano, Lulu Santos entre outros.

SOBRE O PROGRAMA NATURA MUSICAL
É o programa da Natura de apoio à música brasileira, que atua por meio de diferentes frentes, como os Editais Públicos, que visam selecionar projetos de diferentes formatos e estágios da produção cultural por meio das Leis Rouanet e do Audiovisual em todo o Brasil, e da Lei do ICMS em Minas Gerais, Bahia e no Pará; a Seleção Direta, que contempla propostas adequadas ao conceito do programa e de grande relevância e inovação, sem a obrigatoriedade das leis de incentivo; e os Festivais. Lançado em 2005, o Programa beneficiou projetos de diferentes estágios e processos da música brasileira patrocinando mais de 220 projetos em todas as edições de edital público e seleção direta. Ao todo, 18 estados das cinco regiões do Brasil foram contemplados e mais de 1 milhão de pessoas beneficiadas. Saiba mais no portal www.naturamusical.com.br
Natura apresenta Karla da Silva
Sesc Senac Pelourinho (Largo do Pelourinho, nº 19)
Dia 24 de janeiro, às 21h
Entrada Franca (Distribuição de senhas: 1 hora antes do início do espetáculo)