Cantor do Cortejo Afro conta suas historias ao projeto “Nosso Povo é Amor”

Notícias
1 de novembro de 2019
por Genilson Coutinho

Leandro Veneza é gay, advogado social, ativista pelos direitos humanos e LGBTQI+ e criador de conteúdo audiovisual para plataformas digitais. Além de trabalhar atendendo pessoas que estão em situação de extrema vulnerabilidade, atualmente executa o Projeto “Nosso Povo é Amor”, que está em sua primeira temporada, apresentando histórias de pessoas que levam à reflexão de pautas ligadas às temáticas LGBTQI+, feministas, raciais e sociais.
A primeira temporada da websérie documentário teve cinco episódios, todos eles publicados na plataforma IGTV do Instagram de Leandro, @leoveneza. Dos cinco personagens que participaram do projeto, três eram assumidamente LGBTQI+ e contaram suas experiências de vida tendo como pano de fundo a dificuldade de fazer parte da comunidade na difícil realidade em que estamos imersos.
No último episódio da temporada, lançado na quarta-feira (30), a estrela foi Portella Açúcar, integrante do Cortejo Afro. Portella é morador do Centro Histórico de Salvador e um dos artistas mais respeitados da cena baiana. Atualmente, além de fazer parte do Cortejo, Açúcar é residente do ABOCA Centro de Artes, no Santo Antônio Além do Carmo, e apresenta seu show com muita cultura de resistência em parceria com Veko Araújo e a Outra Banda d’ABOCA. Algumas cenas do episódio foram gravadas no Centro de Artes que conta ainda com um aperitivo do espetáculo.
O episódio soma-se com os outros de Antonio Carlos, ex-morador de rua de Salvador, Paulett Furacão, mulher trans militante dos direitos LGBTQI+, Marcelo Totipah, cicloviajante que pedalou pela América Latina sem dinheiro e Daylane Cerqueira, poledancer feminista que utiliza o seu corpo fora dos padrões para ajudar no empoderamento de mulheres gordas.
Fazem parte da trilha sonora do episódio canções do BaianaSystem, Afrocidade e remixagens do Telefunksoul, todas cedidas pelos artistas e escolhidas por Leandro para fazer uma ponte com a nova geração da música baiana.
E o criador de conteúdo não pretende parar nesta temporada, a próxima está prevista para ir ao ar no início de 2020.

Assista aqui.

 

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.