Comportamento

Social

Câncer de mama afeta 1% da população masculina

Genilson Coutinho,
02/10/2018 | 10h10

Os homens devem ser alertados e informados sobre o câncer de mama também. Comparativamente as mulheres, o câncer de mama eémais raro, apresentando uma incidência de aproximadamente 1% na população masculina em geral. É mais prevalente em homens obesos e etilistas, mas é uma doença presente de diagnóstico relativamente fácil no sexo masculino.
Um dos primeiros sinais de alerta para o câncer de mama nos homens e o aparecimento de nódulo, tumor nas mamas. Mas também deve servir de alerta o aumento repentino do tamanho das mamas, chamado de ginecomastia, que aumenta a chance de câncer de mama nos homens. Além da saída de secreção avermelhada pelos mamilos.
Na grande maioria dos casos o diagnóstico de câncer de mama nos homens é feito tardiamente, justamente pela dificuldade que temos em fazer essa prevenção no sexo masculino. Já que geralmente os homens tendem a ignorar os primeiros sinais e sintomas e consultar um Mastologista, diferentemente nds mulheres.
Então é importante orientá-los a fazer o autoexame e na presença de alterações com nódulos ou crescimento das mamas consultar um Mastologista para investigação e orientação.
Fonte: Dra Vanessa Donateli, mastologista do IBCC.