Comportamento

Social

Canal ‘Põe Na Roda’ revela histórias reais de jovens que vivem no armário; assista

Genilson Coutinho,
12/07/2014 | 12h07

armario_gay_poe-na-roda

A pergunta “O que há dentro do armário?” é título do novo vídeo do Põe na Roda. Através de entrevistas com jovens que ainda vivem no armário, o programa gay semanal já acumula quase 3 milhões de acessos em seu canal no YouTube e tenta desvendar o que faz com que um sujeito opte por omitir sua orientação sexual.

A suposição são diversas, mas em geral estão relacionados com a aceitação por parte de familiares, amigos e o ambiente social em que o sujeito se insere.

O impacto que a revelação pode causar na família, na igreja ou na escola é citado por boa parte dos jovens entrevistados como sendo o maior medo enfrentado por eles. Luiz, por exemplo, conta que ao se assumir para seus pais foi surpreendido com o pedido do chefe da família para manter o segredo entre eles, pois a imagem paterna ficaria manchada diante dos familiares.

A professora que ao elogiar a caligrafia do menino diz que o capricho se assemelha ao das meninas, o pastor que reitera em cada culto que os homossexuais estão condenado por Deus e o bullying praticado pelos amigos somam-se aos principais motivos da clausura no armário.

No final do vídeo, um entrevistado decide assumir publicamente sua sexualidade. A equipe questiona a decisão, mas Luiz segue firme em revelar sua imagem para o público. O ato de coragem emociona e pode inspirar muita gente a tomar as rédeas de sua vida, afinal a única companhia que se tem no armário é a solidão, enquanto que fora dele você pode fazer milhões de amigos.

Assista :