Campanha vai distribuir preservativo em motéis, hospedarias, hostel e simulares em Salvador

AIDS em pauta, Notícias
25 de janeiro de 2016
por Genilson Coutinho

Já está comprovado desde que usado corretamente o preservativo é a barreira física mais eficaz contra a transmissão do vírus HIV e demais doenças sexualmente transmissíveis de uma pessoa para outra. Uso de preservativos durante as relações intimas é uma forma eficaz de conter a cadeia de transmissão dessas doenças, ao exemplo da Aids que mesmo tendo tratamento é ainda uma doença sem cura, e outras como a Sífilis , HPV, Herpes que são curáveis, mas causam desconforto físico e emocional na pessoa que foi contaminada.

Com o objetivo de aumentar uso da camisinha junto a população sexualmente ativa  a Secretaria de Saúde do Estado (SESAB) em parceria com o Centro Baiano Anti-Aids (CBAA)  inicia ação de voltada a prevenção que começa no período de carnaval e segue durante o ano junto aos motéis, hotéis, pousadas, hostel, saunas, hospedarias  e similares, considerando o fluxo de pessoas nesses espaços.

Inicialmente serão cerca de 6º mil preservativos que serão distribuídos gratuitamente junto a mensagens de prevenção do HIV, em especial, por ser uma doença ainda sem cura, informando as pessoas que o vírus se transmite essencialmente por meio de fluidos corporais  como esperma, sangue e secreções vaginais. Em uma relação sexual as pessoas devem evitar o contato direto com esses líquidos usando o preservativo.

O foco principal é o combate ao HIV e para isso mensagens de prevenção serão divulgadas alertando que o vírus se transmite essencialmente de uma pessoa para outra por meio da troca de fluidos corporais como sangue, esperma e secreções vaginais durante a relação sexual sem uso do preservativo.

De acordo com o presidente do CBBA . “ É importante retomar essas ações antigas como meios de prevenir doenças, especialmente o HIV” disse Marcelo Cerqueira, ao tempo que convida os estabelecimentos para aderir a campanha que além de distribuir o preservativo vai dar também um selo de qualidade na prevenção ao estabelecimento, assinado pelo órgão de Saúde.

Os estabelecimentos poderão aderir a campanha na próxima quarta-feira, dia 27 , ás 14h se dirigindo até o CEDAP – Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa  na Rua Comendador José Alves Ferreira, 240 – Garcia, onde poderão assinar o termo de responsabilidade se comprometendo a realizar a distribuição e prestação de contas dos insumos recebidos.  A reunião contará com a presença do infectologista Roberto Badaró, idealizador do CEDAP e subsecretário de Saúde da Bahia.

Estratégia com base na Lei 9.329 de 2 de fevereiro de 2005  contou com o apoio expressivo em sua construção do mandato da deputada estadual Fabiola Mansur membro da Comissão de Saúde e  presidente da Comissão da mulher da Assembleia Legislativa da Bahia, Marcelo Cerqueira presidente do Grupo Gay da Bahia (GGB) . Mais informações pelo fone (71) 999894748 e ficha de inscrição pelo e-mail  cbaadiretoria@gmail.com

Serviço

Prevenção junto aos motéis, hotéis, hostel, hospedarias, casas ou estabelecimentos do gênero.

Quarta-feira, 27 , ás 14h ás 17h

Local:  CEDAP – Centro Estadual Especializado em Diagnóstico, Assistência e Pesquisa  na Rua Comendador José Alves Ferreira, 240 – Garcia

E-mail: cbaadiretoria@gmail.com