Campanha “O Cartaz HIV Positivo” é exibida na televisão

AIDS em pauta, Notícias
8 de julho de 2015
por Genilson Coutinho

cartaz

Divulgada em redes sociais desde abril deste ano, chega à televisão a campanha de mídia impressa e urbana O Cartaz Cartaz HIV Positivo, da Organização Não Governamental Grupo de Incentivo à Vida, que luta contra a discriminação de portadores do vírus. Um vídeo, de 3″38″, e nove depoimentos, de 2″,  de pessoas infectadas são exibidos no SescTV, único canal a transmitir a campanha. O filme vai ao ar nos intervalos da programação e mostra a reação de pedestres ao se depararem com um anúncio em papel branco, impresso com sangue contaminado, com o título “Eu sou um cartaz HIV positivo”, e ao lado, uma pequena gota desse sangue.

O cartaz foi colocado em diferentes regiões da cidade de São Paulo, como na Avenida Paulista e no Largo da Batata, em frente aos estabelecimentos comerciais, faculdades e pontos de ônibus, chamando atenção das pessoas que transitam por esses espaços. Elas se aproximam e fixam os olhos no anúncio que diz: “Eu sou exatamente como qualquer outro cartaz, com um detalhe: eu sou HIV positivo”. Antes que consigam processar o que acabaram de ler, o texto continua: “É isso mesmo que você leu, sou portador do vírus. Nesse momento você pode estar dando um passo para traz e perguntando se ofereço algum perigo”.

O Dr. Arthur Kalichman, médico coordenador do Programa Estadual DST/AIDS – SP, afirma que o anúncio não oferece qualquer tipo de contágio. “O sangue que foi colocado nesse cartaz já secou. O HIV não sobrevive muito tempo dentro do sangue fora dos corpos das pessoas”, esclarece. O texto do cartaz procura humanizar o convívio social, mostrando que se pode viver normalmente com alguém soropositivo.

O vídeo, exibido diariamente nos intervalos da programação do SescTV, acompanha o processo de criação das peças, como a doação do sangue pelos voluntários, a impressão na gráfica, sua colocação nas ruas e entrevistas com os pedestres e portadores do vírus. A cada semana um novo depoimento, no total de nove, se juntará à campanha apresentada no canal.

Ganhadora do prêmio Leão de Bronze, na categoria press, no Festival de Cannes, a campanha foi produzida em parceria com a Agência Ogilvy e Mather, a produtora BossaNovaFilms e a produtora de som Lucha Libre e CRT – Centro de Referência e Treinamento, e com direção de cena de Livia Gama.

Sobre o SescTV:

Um canal de televisão, 24 horas por dia dedicado à cultura. Sua grade de programação é permeada por espetáculos, documentários, filmes e entrevistas. As atrações apresentam shows gravados ao vivo com grandes nomes da música e da dança. Documentários sobre artes visuais, teatro e sociedade abordam nomes, fatos e ideias da cultura brasileira. Ciclos temáticos de filmes e programas de entrevistas sobre literatura, cinema e outras artes também estão presentes na programação.

SERVIÇO:

Campanha

Eu Sou um Cartaz HIV Positivo

Vídeo – duração: 3’38”

Depoimentos – duração: 2′

Quando: todos os dias durante os intervalos da programação do SescTV

Classificação indicativa: Livre

Produção: Agência Ogilvy e Mather, produtora BossaNovaFilms, e produtora de som Lucha Libre e CRT – Centro de Referência e Treinamento.

Para sintonizar o SescTV

Canal 138, da Oi TV