Campanha #EuAbraço vai promover o espírito olímpico e a prevenção ao HIV durante os Jogos em Salvador

AIDS em pauta, Notícias
4 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

Com o mote “Eu Abraço, Rumo a Zero Discriminação”, campanha para os Jogos Olímpicos no Brasil entre os dias 5 a 21 de agosto no Rio de Janeiro, criada pela Unaids, e apoiada pelo Departamento de DST, Aids e Hepatites Virais, tem como objetivo promover atitudes de empatia, união e amizade por meio da referência simbólica e física do abraço.

Entre os parceiros para a implementação da campanha estão o Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA), a União Europeia e a amfAR. Em Salvador os detalhes da campanha foram debatidos em uma reunião na última quarta-feira (28), com voluntários que irão trabalhar nos 10 dias de jogos em Salvador e para a equipe da Secretaria Municipal de Saúde, parceiro da ação na capital.

Em Salvador o programa da Nacões Unidas sobre AIDS – UNAIDS , em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde de Salvador e ativistas de organizações da sociedade Civil irão conduzir as atividades.

Na capital, um ônibus será o ponto de partida para os teste rápidos de DST’s que ficarão dois dias na Arena Fonte Nova e quatro no Porto da Barra. Além da testagem, a campanha do abraço vai ganhar corpo com diversas ações presencias. Na internet, a campanha oferece informações sobre distribuição de preservativos e um conteúdo informativo sobre prevenção, estigma e preconceito.

A campanha #EuAbraço foi inspirada no Princípio nº 6 da Carta Olímpica: “o usufruto dos direitos e liberdades deverão ser assegurados sem nenhum tipo de discriminação, seja ela de raça, cor, sexo, orientação sexual, linguagem, religião, opinião política ou qualquer outra opinião, nacionalidade, propriedade, nascimento ou qualquer outro status.”

Além de ações presenciais, a campanha #EuAbraço acontecerá de forma virtual tanto nas redes sociais – com o uso da hashtag #EuAbraço – quanto na plataforma online, por uma plataforma chamada de Abraçômetro – que será lançada dia 6 de agosto. Por essa plataforma online, as pessoas poderão participar compartilhando fotos de abraços e informando o tamanho do abraço registrado (o equivalente à soma das alturas das pessoas da foto), ajudando a campanha a cumprir metas de abraços virtuais que serão propostas ao longo dos Jogos Rio 2016.

A Campanha #EuAbraço conta com dois mascotes: o Hash e o Tag. Eles se unem para formar, com alegria, irreverência e leveza, o símbolo da campanha. Os mascotes representam, ao mesmo tempo, as ações presenciais nos Live Sites e também as ações virtuais envolvendo pessoas de todo o mundo.

Ao longo dos Jogos Rio 2016, a hashtag #EuAbraço tem a missão de abraçar diversas causas: #EuAbraço o respeito; #EuAbraço a diversidade; #EuAbraço o espírito olímpico; #EuAbraço a prevenção; #EuAbraço a testagem; #EuAbraço as pessoas vivendo com HIV…

Locais das ações em Salvador:

De 4 a 13 de agosto – Dique do Tororò das 12h ás 18

De 14 a 21 – Porto da Barra das 14h ás 20h