Caixa Cultural Salvador lança um olhar de um mundo “De Passagem” por Alice Ramos

Sem categoria
15 de julho de 2013
por Genilson Coutinho

A exposição começa no dia 17 de julho e fica até 08 de setembro de 2013

No dia 16 de julho, a Caixa Cultural Salvador, lança a exposição “De Passagem”, da fotógrafa baiana Alice Ramos. Com aproximadamente 40 fotos feitas em quatro anos de uma vida imprevista, de amor, lembranças, anotações e curiosidades de um mundo de passagem. Refletindo através da óptica, momentos, encontros, paisagens, pessoas, cores e texturas, observadas por um ângulo inovador e guardadas em mais um cartão de memórias.

A força dos astros e o encontro com cores, sabores e meditações, foi assim que Alice deu inicio as viagens por lugares exóticos, românticos e tropicais. Após terminar um relacionamento e ouvir os conselhos de uma amiga astróloga, ela foi passar o aniversário em Amsterdã, sem direção resolveu enfrentar o desafio e descobriu belezas e simplicidades de lugares e pessoas através da visão de como ela normalmente vê. Essa foi a primeira viagem entre muitas, na volta ao Brasil foi aconselhada mais uma vez a viajar, próximo destino foi o Panamá, onde conheceu um novo amor e partiu rumo outros e novos lugares registrando até 2011 suas passagens por Inglaterra, Espanha, Itália, França, Bélgica, Tailândia e também Brasil.

Com a curadoria de Justino Marinho, a mostra traz cliques intimistas de momentos que marcaram um começo de amor. As pessoas fotografadas não obedecem mais à sua direção e as paisagens não se submetem à sua arrumação. Alice descobriu prazer em registrar também o espontâneo e imprevisto.

Sobre Alice Ramos:

Fotógrafa especializada em gente, cores e texturas, Alice Ramos se destacou no meio artístico com trabalhos que questionam valores estéticos e sociais. Seu olhar sensível aliado ao domínio técnico da fotografia em estúdio lhe renderam o Prêmio Nacional de Fotografia da Funarte em 1997, com o projeto Redondamente Enganado, no qual desafio padrões da moda mostrando a sensualidade dos corpos volumosos de gordinhas nuas. Suas fotografias foram selecionadas para o acervo particular de Gilberto Chateaubriand, Coleção Pirelli/MASP, Museu Afro-Brasil e Museu da Fotografia da América Latina e suas exposições viajaram pelo Brasil, Holanda, EUA e França. Alice de Passagem chega para revelar uma nova etapa da vida e da carreira de Alice Ramos repletas de experiências e desafios pessoais e profissionais.

Serviços:

Exposição “De Passagem” – Alice Ramos

Local: CAIXA Cultural Salvador – Rua Carlos Gomes, 57 – Centro.

Data: 17 de julho a 08 de setembro de 2013

Horário: Das 9h às 18h

Lançamento: 16 de Julho de 20136, às 19h.

Informações: (71) 3421-4200

www.caixacultural.com.br/caixacultural

Produção: Guaxe Produções www.guaxe.com.br