Arte e Exposições

No Circuito

CAIXA Cultural Salvador apresenta ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e em Cuba’ com artistas brasileiros e cubanos

Redação,
09/10/2023 | 18h10
(Foto: Divulgação)

A exposição ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e em Cuba’ destaca o trabalho de 34 artistas da arte Naif brasileira, reunindo um total de 80 obras que exploram uma variedade de temas profundamente arraigados nas raízes do tempo, abrangendo a rica cultura popular brasileira e suas influências das matrizes africanas. Entre os artistas talentosos em destaque, encontramos:

Albina Santos com sua obra “Maria Taquara e João Bolo Flô”. Alex dos Santos , que nos presenteia com a representação de “Cortando Cana”. Loísio D Silva , cuja obra “Festa do Quilombo” é um tributo à história. Arieh Wagner , que nos leva a um mergulho na cultura quilombola com “Quilombola”. Bebeth , celebrando o “Jongo” com maestria. Cesar Lima , que nos transporta para uma “Feira Popular” e nos envolve com os “Tambores”. Codo , que homenageia o “02 de Julho”. Fátima Camargo , explorando “A Herança Brasileira”. Fátima Carvalho , cuja obra é um tributo ao “Batuque”. J. Lemos , que nos convida a refletir sobre “Mamãe África: Do Teu Leite Bebemos, No Teu Colo Sonhamos”. Jocelino Soares , que celebra a “Festa de Santo Reis”. Lídia Saczkovski , que nos conduz aos “Passeios no Jardim”. Márcia Nunes , explorando como “Congadas”. Marinilda Boulay , com sua obra “Black, Green, Yellow Power”. Parísina Ribeiro , que nos lembra da “Jequitinhonha Afrobrasileira”. Rimaro , apresentando “A Congada”. Rosa MC , com a emotiva obra “Berço Africano”. Sandra Scavassa , que nos leva a pensar sobre o “Amanhã”. Shirlene Pérola Negra , capturando a essência de “Wawa Aba”. Tercília dos Santos, com a obra “Estamparia”. Tito Lobo , transmitindo uma mensagem de “A Paz”. Vania Cardoso , explorando o “Divino Espírito Santo”. Wladmir Amoroso , com a emocionante obra “Ama”. Willi de Carvalho , unindo “Amor Brasil e Cuba”. Wander Mello , nos apresentando “Africanos”. Zé , com sua representação das “Congadas”. Rodrigo Silva , celebrando a magia dos “Tocando Tambores”. Luzimar Azevedo , explorando “Òké Arô”. Livia Passos , destacando o “Capoeirista e as Oportunidades”. Gerson Lima , que destaca a “Bahia Abençoada Pela Cultura da Mãe África”. Gil Santana , explorando como “Danças e Luzes”. Euro Pires , que nos leva até “A Casa de Santo”. E, por fim, Adinelson José , com a intrigante obra “Èṣù”.
Esta exposição é uma verdadeira celebração da riqueza das influências culturais africanas no Brasil e em Cuba, capturada pelas mãos talentosas desses notáveis artistas brasileiros da arte Naif.
A realização é Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf e Casa Hum, com patrocínio da CAIXA e Governo Federal.

A curadoria é assinada por Oscar D’Ambrósio, Odécio Visintin Rossafa Garcia, Humberto Macêdo e Shirlene Pérola Negra, que selecionaram cuidadosamente as obras para oferecer uma experiência artística única aos visitantes.

SERVIÇO
O quê: ‘Mamáfrica – Ancestralidades africanas no Brasil e em Cuba’
Onde: CAIXA Cultural, na Rua Carlos Gomes, nº 57 – Centro
Quando: De 20 de setembro a 26 de novembro de 2023.
Visitação: Terça a Domingo, das 9h às 17h30
Realização: Instituto Alvorada Brasil, Barthô Naïf e Casa Hum
Classificação indicativa: Livre para todos os públicos
Programação: www.caixa.gov.br/caixacultural