Música

No Circuito

Café-Teatro Rubi apresenta Targino Gondim e Renato Borghetti – Gaitas e Foles

Genilson Coutinho,
16/10/2017 | 15h10

Para homenagear o semiárido nordestino e os pampas gaúchos, os músicos e amigos Targino Gondim e Renato Borghetti trazem para o Café-Teatro Rubi, Sheraton da Bahia, nos dias  20 e 21 de outubro, às 20h30, o show Gaitas e Foles. Um encontro com dois dos mais importantes representantes da música regional no Brasil.

O pernambucano Targino Gondim tem uma história de vida que pode ser contada através do forró. Nasceu em Salgueiro (PE), distante apenas 100 km de Exu, terra de Luiz Gonzaga, e começou sua trajetória musical ainda pequeno. Depois de ter sua música conhecida em todo o país e de ter sido gravado pelos mais importantes artistas nacionais, Targino é considerado um dos maiores forrozeiros do país.

Em 2015, o artista, dono de um Grammy, Troféu Caymmi e Prêmio da Música Brasileira de melhor cantor, comemorou 20 anos de carreira e lançou o CD “É Festa”.

O gaúcho Renato Borghetti é hoje um os instrumentistas mais conceituados e respeitados do Brasil. Detentor do “Primeiro Disco de Ouro da Música Instrumental Brasileira”, Borghettinho é frequente atração internacional em festivais de acordeon (ou gaita, ou fole, ou sanfona, dependendo da região brasileira) já tendo dividido o palco, dentro e fora do país, com mestres como o italiano Ricardo Tesi, o irlandês Martin O´Connor, o português Artur Fernandes, o espanhol Kepa Junqueira e músicos brasileiros como Oswaldinho do Acordeon, os saudosos Dominguinhos e Sivuca, Hermeto Pascoal e tantos outros.  

   Além da agenda exterior, o instrumentista cumpre extensa programação em território nacional, levando a música instrumental dos pampas aos mais diversos cantões de nosso Brasil.

O acordeon, instrumento musical que os dois músicos dominam muito bem, foi desenvolvido em 1829, em Viena, na Áustria, com base em um instrumento de sopro chinês chamado Cheng. No século XIX, ganhou o mundo depois de passar pelas regiões de Stradella e Ancona, na Itália.

Os primeiros registros da sua presença no Brasil remontam à guerra do Paraguai, mas ele só se tornou verdadeiramente popular no país no final do século XIX com as levas de imigrantes italianos que traziam consigo seus acordeões. Os nordestinos tiveram maior contato com o instrumento durante a Guerra do Paraguai. Talvez aí tenha acontecido o primeiro grande encontro de gaitas e foles.

 

Serviço

O quê: Targino Gondim e Renato Borghetti  – Gaitas e Foles
Quando: 20/10 e 21/10/17 (sexta e sábado)
Horário: 20h30
Onde: Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel
Quanto: Couvert artístico – R$ 100,00

Compra

Bilheteria: Café-Teatro Rubi – Sheraton da Bahia Hotel
Tel: (71) 3013-1011
segunda a sábado, das 14h às 19h (em dias de apresentação, até às 20h30)
Sitewww.compreingressos.com
Call Center: (71) 2626-0032