Brasília recebe Champions Ligay 2019

Slider
18 de abril de 2019
por Genilson Coutinho

Neste fim de semana de Páscoa e aniversário de Brasília, um evento esportivo diferente será sediado na Capital pela primeira vez: a Champions Ligay. É isso mesmo que o leitor viu. Não é erro de digitação. Nos dias 19 e 20, no Arena Futebol Clube, no Setor de Clubes Sul, acontecerá a liga de futebol masculino, à partir das 15h em ambos os dias. Vamos entender melhor a competição e sua história.

A Champions Ligay é uma liga amadora de futebol masculino inspirada na liga britânica GFSN (Gays Football Supporters Network) National League (Liga Nacional dos Adeptos do Futebol Gay), voltando para a comunidade LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transexuais, Travestis e Transgêneros) brasileira.

Criada em 2017 por André Gomes, presidente do BeesCats, um dos times participantes, o objetivo da competição é combater a homofobia no esporte e promover eventos direcionados ao público LGBT. A edição de Brasília será a 4ª e Rodrigo Antonello, jogador do Bravus, equipe de Brasília, fala sobre a importância de um campeonato assim: “Temos que mostrar que gay também sabe jogar bola e acabar com a homofobia que existe no futebol.”

No total serão 24 times competindo. Sendo 20 na chamada Série Especial (ou Série A), da qual um irá cair, e quatro na denominada Série de Acesso, da qual um pode subir. Serão 480 atletas e os times são:

Série A:
BRAVUS DF
Afronte SP
Alcateia – MG
Alligaytors RJ
Barbies – GO
BeesCats RJ
Bharbixas MG
Bulls SP
Capivaras – PR
Capixabas ES
Diversus SP
Futeboys SP
Karyocas – RJ
Magia RS
Manotauros MG
Maragatos – RS
PampaCats – RS
Sereyos – SC
Taboa – PR
Unicorns – SP

Série B:
Real – SP
Felinos – MG
Bárbaros SP
BallCats – AM

O atual campeão e time com mais títulos da Champions Ligay é o Bulls (SP). A equipe paulista conquistou as duas edições de 2018, em Porto Alegre e São Paulo. A primeira ocorreu no Rio de Janeiro.

Em Brasília, serão dois dias de evento. Na sexta-feira (19), a abertura será às 15h e os primeiros jogos da fase de grupos começam às 16h30. E, no domingo, as partidas já terão início às 15h e serão da fase eliminatória. A entrada é gratuita e o espetáculo promete ser de encher os olhos. Veja os horários dos confrontos da equipe candanga, Bravus:

19/04
Bravus x PampaCats (SC), às 16h30
Bravus x Barbies (GO), às 18h30
Bravus x Futeboys (SP), às 20h30