Brasília fará pesquisa sobre relação de LGBT com política e eleições

Notícias
22 de maio de 2018
por Genilson Coutinho
Claro, a parte mais visível do festival Brasília Orgulho é a parada, que reúne cerca de 60 mil pessoas e é o maior evento de rua do DF. Porém, há muitos outros frutos.
Um deles é, desde 2016, pesquisa quantitativa inédita sobre o tema escolhido pelo Brasília Orgulho e financiada por doações ou por recursos captados juntos à iniciativa privada pela Associação da Parada do Orgulho LGBTS de Brasília.
Para 2018, cujo tema é #LGBTePolíticaSIM, o levantamento com cerca de 370 LGBT que residem na capital federal versará a respeito de política e eleições 2018.
Dentre as perguntas estarão algumas sobre a crença na política, se se lembram em quem votou em 2014 e o quanto o compromisso de uma candidatura com a cidadania arco-íris é definidor do voto da comunidade.
A pesquisa será aplicada em locais de frequência LGBT nos primeiros dias de junho. A divulgação será feita na semana do festival, a qual se encerra com a 21ª Parada do Orgulho LGBTS de Brasília, no domingo 1º de julho, na Esplanada dos Ministérios.
Em 2016, a pesquisa focou violência contra LGBT – com a constatação de que a discriminação contra LGBT diminuiu no DF. No ano seguinte, o pensamento de pessoas cisgêneros héteros a respeito da laicidade do Estado.

Brasília Orgulho
Maior ato de direitos humanos do DF
26 de junho a 1º de julho – 2018
Tema: #LGBTePolíticaSIM