Brasileiros se aventuram em escalada na cordilheira dos Andes

Serviços
1 de setembro de 2014
por Genilson Coutinho
bras
Inspirados no livro +6500  – Uma forma de dimensionar los Andes – de Darío Bracali e Guillermo Luis Almaraz com a proposta de viver a América Latina em todos os seus aspectos – escalada, esporte, arte, música, gelo, rocha, história e cultura – a equipe do Projeto 13+ 6500 formada por Eduardo Mazza (Formiga), Renato Pereira, Deusdato Landiva (Guga), Caiuá Duarte e Henrique Bastos iniciou a etapa de Sajama (1ª do projeto) no começo de agosto e conseguiu finaliza-la neste fim de semana. “O montanhismo é um dos mais poderosos veículos para a realização humana, é o único esporte que se faz para si mesmo sem competir com ninguém e com o mero objetivo de vencer as próprias limitações.Participar de um projeto como as 13+ é a oportunidade gradativa de um aprendizado, sem as grandes buscas de dificuldades, se não pela busca de si mesmo.”
Renato Torres Pereira
Sajama é a montanha mais alta da Bolívia, um cone vulcânico simétrico isolado, próximo da fronteira com o Chile. Ela faz parte da Cordilheira dos Andes, local escolhido para execução do projeto 13+6500, que pretende englobar as montanhas que superam os 6.500 metros de altitude, aquelas que formam o círculo mais alto domundo andino.
Para execução do esporte e realização do projeto, a equipe formada por cinco profissionais de escalada, unidos desde o Chapada Rock Trip, encontro de escaladores que aconteceu em 2013, estuda a região da Cordilheira dos Andes. A equipe partiu no último dia 21 de agosto de Lençóis na Chapada Diamantina, onde a maioria reside, indo em direção a Corumbá-MS e  seguindo para cidade de La Paz, onde fica localizado o povoado de Sajama. São aproximadamente 8.000km percorridos para cumprir a 1ª etapa do projeto 13+6500.
Escalada
Considerado um esporte derivado do montanhismo, a escalada pode ser praticada em grupo ou individualmente. Para execução da prática é necessário força e concentração.  Existem diferentes tipos de escalada: escalada de bloco, esportiva, artificial, indoor, tradicional, bigwall, alpina e em alta montanha (alpinismo). O surgimento da escalada se deu nos anos 70.