Notícias

Brasil tem 1º fim de semana solidário LGBT

Genilson Coutinho,
25/08/2017 | 10h08

agendawall

Diversos eventos voltados ao público LGBT até domingo 27 em sete capitais não serão apenas para diversão, mas também para dar ajuda social!

A explicação é o projeto inédito Mãos Arco-íris, no qual parte da entrada ou consumação vão para ONGs que lutam pela cidadania LGBT ou inclusão de pessoas soropositivas para o HIV.

Cerca de 30 locais tais como clubes, bares, lanchonete e saunas em Brasília, Belo Horizonte, Salvador, Recife, São Paulo, Rio de Janeiro e Florianópolis formarão corrente do bem arco-íris em prol de 12 entidades sociais. Em grande parte das situações, serão doados R$ 2 a cada entrada ou cliente.

A realização da proposta é da ONG brasiliense Estruturação – Grupo LGBT de Brasília e tem financiamento da entidade Brazil Foundation, com filiais em Nova York e Rio de Janeiro.

Dentre as necessidades das organizações sociais beneficiadas estão pagar energia elétrica, comprar cesta básica para pessoas assistidas e custear passagem de ônibus para travestis e transexuais que fazem curso preparatório ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

A atuação do Mãos Arco-íris é unir o público, as casas e as entidades LGBT, explica o idealizador do projeto, o jornalista e ativista Welton Trindade.

“Não sei se existe essa proposta em outros países. Não utilizei nenhum modelo, mas apenas a vontade de fomentar ainda mais a solidariedade dentre LGBT, fortalecer nossa comunidade. E ter a primeira edição com cerca de 30 empresas parceiras já demonstra que a união é uma de nossa marcas.”

Na seção Como e Onde Ajudar do site da iniciativa (www.maosarcoiris.lgbt) há lista dos lugares participantes. Para colaborar, basta o público querer se divertir neste fim de semana e prestigiar os eventos e casas que aderiram ao Mãos Arco-íris.