Brasil bate recorde e elege 25 pessoas trans para câmaras municipais em 2020
A exemplo do que temos feito desde 2014, com o monitoramento, pesquisa do perfil, publicação e veiculação com compromisso pela representatividade nas eleições, a ANTRA vem a público parabenizar as mais de 294 travestis, Mulheres transexuais e homens trans, demais pessoas trans que concorreram nas eleições 2020 pelo espírito de luta e de resistência que impuseram nessa batalha.
Para nós, todas/os vocês já são mais que vencedores e merecem o nosso mais profundo respeito.Saudamos de maneira muito especial as 26 pessoas Trans eleitas, representando um aumento de 225% de pessoas trans eleitas em relação a 2016 (mesmo pleito), e que a partir de agora terão o dever de se posicionar sobre a importância de visibilizar esses corpos nas câmaras municipais, e defender a nossa existência nos representando e atuando em prol de nossa população.
Representatividade é muito importante, mas projeto político, compromisso ético, conduta ilibada, atuação política, diálogo com os movimento populares e instituições da sociedade civil, e senso de compromisso social, são outros tão importantes quanto.
Nesse sentido, é muito importante uma estratégia progressista para que o fascismo não cresça e para que possamos seguir tendo conquistas de direitos da população LGBTI+. Sem negociação de nossas pautas e com a garantia da participação social. Lutando pelos direitos humanos, respeito a democracia e prezando pela laicidade do estado.
Temos a satisfação de receber cada pessoa eleita como uma vitória para toda a população trans e reafirmamos nosso apoio a todas aquelas que queiram dialogar conosco naquilo que for preciso, e a ANTRA se coloca a inteira disposição de vocês e dos vossos mandatos.
Veja a lista completa de pessoas trans eleitas em 2020, de acordo com levantamento da Antra:
Thabatta Pimenta – PROS – Canauba do Dantas/RN
Linda Brasil – PSOL – Aracaju/SE
Duda Salabert – PDT – Belo Horizonte/MG
Maria Regina – PT – Rio Grande/RS
Lins Roballo – PT – São Borja/ RS
Benny Briolly – PSOL – Niterói/RJ
Erika Hilton – PSOL – São Paulo/SP
Gilvan Masferre – DC – Uberlândia/MG
Thammy Miranda – PL – São Paulo/SP
(Co-Vereadora)Carolina Iara – Bancada Feminista do PSOL – São Paulo/SP
Kará – PDT – Natividade/RJ
Filipa Brunelli – PT – Araraquara/SP
Isabelly Carvalho – PT – Limeira/SP
Anabella Pavão – PSOL – Batatais/SP
Paulette Blue – PSDB – Bom Repouso/MG
Regininha Lourenço – AVANTE – Araçatuba/SP
Lorim de Valéria – PDT – Pontal/SP
Tieta Melo – MDB – São Joaquim da Barra/SP
Paulinha da Saude – MDB – Eldorado dos Carajás/PA
Rebecca Barbosa – PDT – Salesópolis/SP
Titia Chiba – PSB – Pompeu/MG
(Co-vereadora) Samara Santana – PSOL – Quilombo Periférico – São Paulo/SP
Brenda Ferrari – PV – Lapa/PR
Dandara – MDB – Patrocínio Paulista/SP
Yasmin Prestes – MDB – Entre-Ijuis/RS
Myrella Soares – DEM – Bariri/SP
São 16 candidaturas pela esquerda (6 PSOL, 4 PT, 3 PDT, 1 PV e 1 PSB), 8 pelo centro (DEM, PROS, AV, MDB e PSDB) e 2 pela direita (PL e DC). Sendo 1 homem trans e as demais travestis e mulheres trans. Elegemos ainda a 1a pessoa Intersexo do país e 7 candidatas como as mais votadas em suas cidades (Linda Brasil, Dandara, Tieta Melo, Lorim de Valéria, Duda Salabert, Titia Chiba e Paullete Blue). 19 no Sudeste, 2 no nordeste, 1 no Norte e 4 no sul. 35% são negras (pretas ou pardas)
É preciso acompanhar os mandatos e fortalecer a luta cotidiana que terão a partir de 1º de Janeiro, a fim de garantir um cenário de enfrentamento efetivo contra as forças obscurantistas que tem ocupado a nossa política. O Bolsonarismo foi derrotado também entre nós e seguiremos resistindo!
Avante na luta!
Aproveitamos para reforçar: NÃO ao atraso! NÃO ao sucateamento de nossas políticas! NÃO ao fascismo! NÃO ao bolsonarismo!
Niterói 16 de novembro de 2020
Keila Simpson – Presidenta da ANTRA
Bruna Benevides – Sec. de Articulação política Responsável pela Pesquisa das Eleições/2020
*A lista seguirá sendo atualizada