‘BR-Trans’: Silvero Pereira discute representatividade na Caixa Cultural Salvador

No Circuito, Teatro
2 de janeiro de 2018
por Genilson Coutinho

A capital baiana é a primeira cidade a receber BR-TRANS em 2018. O espetáculo com Silvero Pereira, que também assina o texto da peça, já foi assistido por mais de 40 mil espectadores em várias cidades brasileiras, além de integrar a programação de festivais internacionais em países como Alemanha e Estados Unidos. As apresentações acontecem de 4 a 7 de janeiro, na Caixa Cultural de Salvador, abrindo a programação do ano do espaço. No sábado, dia 6, após a apresentação, será realizado um bate-papo com Silvero e Rodrigo Apolinário, músico em cena no espetáculo. Os ingressos custam R$ 10 e R$ 5 (meia) e podem ser adquiridos na bilheteria do teatro a partir do dia 4 de janeiro.

Segundo a ONG Internacional Transgender Europe, o Brasil é o país onde ocorre o maior número de assassinatos de travestis e transexuais no mundo. Só nos primeiros meses de 2017 foram registrados mais de 150 casos de homicídio. O que está por trás de tanta violência e intolerância? Quem são as vítimas desta verdadeira tragédia cotidiana? A peça BR-TRANS apresenta de forma poética, inventiva e sem deixar de recorrer ao humor, histórias de superação vividas por muitas destas pessoas.

O espetáculo, um processo cênico antropológico-autofágico-esquizofrênico traz à cena histórias sobre medo, solidão e morte. Histórias que se encontram e se confundem entre si e com a vida e as inquietações do ator. Recortes de vidas e vidas recortadas a partir de pesquisas e conversas com travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre, pelas ruas e casas de show. BR-TRANS é um trânsito de informações e de fatos reais. Um traço “brasil-trans” construído a partir da convergência e dos deslocamentos entre os polos Nordeste e Sul do país.

Em BR-TRANS, dirigido por Jezebel de Carli, está o resultado de quatro anos de pesquisa feita por Silvero junto a travestis, transformistas e transexuais de Porto Alegre. Em cena, o ator/autor narra histórias de vida, interpreta canções e dá voz a um sem número de pessoas que a sociedade teima em manter invisíveis. Sem abrir mão do humor e da poesia, BR-TRANS trabalha pela inclusão, rompendo estereótipos e provocando reflexões.

Silvero Pereira divide-se entre o teatro e a televisão – integrou recentemente o elenco da novela das nove da TV Globo, A Força do Querer, assinada por Glória Perez, na qual interpretou personagem Elis Miranda – Nonato que lançou luz às questões relacionadas à travestilidade. O sucesso de BR-TRANS também levou o texto de Silvero a ser lançado como livro pela Editora Cobogó, dentro da coleção dedicada à dramaturgia contemporânea. A peça também recebeu indicações aos prêmios APTR, CesgranRio, Questão de Crítica e Aplauso Brasil, nas categorias Melhor Espetáculo, Dramaturgia, Direção e Ator.

O espetáculo chega a Salvador com a produção da Quintal Produções, que atua no mercado as artes cênicas desde 2008. A produtora tem uma sólida trajetória no Teatro e na Dança, sendo uma das mais importantes do Rio de Janeiro, com destaque na cena brasileira.

SERVIÇO

04 a 07 de Janeiro de 2018

Quinta à sábado as 20h

Domingo as 19h

Caixa Cultural Salvador

Rua Carlos Gomes 57 centro

Tel: 71 34214200

Classificação: 14 anos

Venda na bilheteria a partir do dia 04/01 para todas as sessões