Bolão no facebook vai ajudar mulheres trans a fazer cirurgia

Notícias
30 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

 

Veridiana e Cibele: mulheres do terceiro milênio na luta contra os preconceitos

A comunidade “Mulheres do Terceiro Milênio” no Facebook foi criada por cinco amigas para apoiar mulheres transexuais no sonho de adequar o corpo à verdadeira identidade de gênero. Desde o ano passado, o que era um grupo de acolhimento e troca de informações ganhou novas proporções com a criação de um bolão solidário, cujo objetivo é ajudar mulheres sem recursos a custear procedimentos importantes para a adequação física das transexuais.

O projeto teve inicio com as amigas Cibelle de Oliveira Montini e Veridiana Melo Ribeiro  passaram pela cirurgia de redesignação sexual [popularmente conhecida como mudança de sexo] em meados dos anos 2000  e hoje conta também com Ellen Sirley, Marcella Almeida e Alessandra de Oliveira que entram no grupo para somar na luta . ,

A arrecadação é feita entre as próprias interessadas, que compram bilhetes no valor de R$100 reais cada para concorrer ao sorteio. Na primeira ação, em 2015, foram sorteadas duas próteses de silicone. Este ano, a sorteada ganhará nada menos que uma cirurgia de redesignação sexual (CRS) na Tailândia, com o mesmo especialista que realizou o procedimento em Léa T.

Mudança de sexo demora até 12 anos no Brasil

Cada interessada pode comprar quantos bilhetes quiser. Muitas mulheres que já passaram pelo procedimento estão participando, por meio de  apadrinhamento das inscritas. O bolão já conta com transexuais de diversos países, mas as brasileiras representam o maior número.

A contemplada será conhecida em sorteio ao vivo que acontecerá no dia 1º de dezembro, direto da Itália. Vale ressaltar que qualquer pessoa pode fazer doações na página do projeto clicando aqui.