Bloco os Mascarados lança o “I Concurso baiano de marchinhas – Prêmio Moraes Moreira ”

Sem categoria
18 de dezembro de 2013
por Genilson Coutinho

As marchinhas estão voltando! No clima de comemoração de seus 15 anos, o bloco Os Mascarados abre a temporada do carnaval de 2014 com o lançamento do I Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira, com apoio da Secretaria Estadual de Educação e Rede Bahia. As inscrições estão abertas até o dia 19 janeiro de 2014 e os compositores interessados podem já se inscrever através do site .

A primeira seleção será realizada logo após o encerramento das inscrições, através de uma equipe de curadores que vai classificar 10 marchinhas. As escolhidas serão conhecidas pelo público durante a apresentação no primeiro Ensaio do Bloco Os Mascarados, realizado no dia 06 de fevereiro, na Praça Pedro Arcanjo, no Pelourinho. Já em clima total de Carnaval, a etapa final também terá como palco o ensaio de Os Mascarados, no dia 13 de fevereiro, no Clube Fantoches. Uma equipe de jurados vai eleger as vencedoras nas categorias “Livre” e “Estudantil”.

“Pombo correio
Voa depressa
E esta carta leva
Para o meu amor”
Moraes Moreira

O I Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira nasceu de um projeto de Júlia Salgado e Raína Biriba, realizado para a conclusão do curso de Produção Cultural da UFBA. Depois de muitos estudos e pesquisas, as jovens produtoras apresentaram esta iniciativa de resgatar as marchinhas carnavalescas, que logo foi incorporada pelo Bloco Os Mascarados.
O projeto resgata a música carnavalesca de salão, dos ranchos e blocos de fanfarras, valorizando seus compositores e interpretes nesta brincadeira popular e lúdica. A ideia é trazer de volta a tradição dos antigos Carnavais, que vem ganhando força com os blocos que desfilam na Barra, na quarta-feira de Carnaval.

“Ó abre alas que eu quero passar
Ó abre alas que eu quero passar
Eu sou da lira não posso negar
Eu sou da lira não posso negar”
Chiquinha Gonzaga, 1899

Há 15 anos, Os Mascarados surgiam para conquistar não só a Bahia, mas todo o Brasil com a proposta de trazer de volta a fantasia para a folia numa brincadeira alegre e mágica do Carnaval. Ao promover o I Concurso Baiano de Marchinhas – Prêmio Moraes Moreira, o bloco volta a inovar e reforça o conceito de resgatar as tradições carnavalescas. E o traço mais marcante dessa ocasião será esse resgate de criações musicais que darão um novo tom à festa mais popular do planeta.

As marchinhas marcaram época no carnaval brasileiros, entre os anos 20 e os anos 60. A primeira música, O Abre Alas, foi composta por Chiquinha Gonzaga, em 1899, mas o apogeu deste gênero musical foi na década de 50 com a explosão no rádio na voz dos cantores Emilinha Borba, Marlene, Elizete Cardoso, Lamartine Babo, Silvio Caldas e Carmem Miranda dentre outros.

“Allah-lá-ô, ô ô ô ô ô ô
Mas que calor, ô ô ô ô ô ô
Atravessamos o deserto do Saara
O sol estava quente
Queimou a nossa cara”
Haroldo Lobo – Nássara, 1940

O bloco Os Mascarados prepara uma grande festa de debutantes no Carnaval 2015. Há 15 anos, o bloco convida todos os foliões a vestirem suas fantasias na quinta-feira da folia e se divertirem para valer no Circuito Barra-Ondina. A fantasia é o passaporte para quem quer entrar nesta brincadeira. Desde 1999, o bloco se destaca entre um mar de abadás no Circuito Dodô, resgatando a tradição das fantasias e alegorias dos antigos carnavais.
A coroa do bloco mais plural e alegórico da folia baiana já passou por cabeças famosas, como Licia Fabio, Maurício Magalhães, Isabel Filardis, Fabio Lago, José Simão, Preta Gil, Luana Piovani, Marisa Orth, Fernando Guerreiro, Zebrinha e Adriane Galisteu, Fabio Lago, Isabel Filardis, entre outras. Além do Rei e da Rainha, o bloco prepara uma grande surpresa nos cantores convidados para acompanhar a Banda Mascarados neste desfile de aniversário de 15 anos.