Bian lança primeiro single com video especial para canção “Hands”; assista

Música, No Circuito
12 de abril de 2016
por Genilson Coutinho

A cantora, compositora, instrumentista e produtora carioca Bian, 21 anos, acaba de lançar o lyric vídeo para “Hands”, primeiro single de seu álbum de estreia, que sai até o final deste ano pelo selo Gomus Music. O vídeo tem direção de Neno e Fábio Santos, ambos de 23 anos, mostrando uma nova geração pra lá de criativa do Rio.

O vídeo testa os limites das técnicas de projeção de imagens. Para que o material ganhasse texturas e uma estética mais analógica, foram projetadas animações que traduzem o conceito estético da Bian, com alguns elementos sonoros presentes na música, como a kalimba (espécie de piano africano), o reverb, o eco  e instrumentos no reverse (revertidos). “A ideia era fazer algo próximo de um clipe, que traduzisse a força da música e fosse profundo”, explica Neno.

“‘Hands’ fala sobre a experiência de amar alguém ao ponto de estremecer. É sobre entrega, desnudamento e rendição intensas. É assim que amo, e é dessa maneira que vivo a música. ‘Hands’ é também sobre solidão, morte e renascimento. Foi um dos momentos mais densos da minha vida, mas também fundamental para me tornar quem eu sou. Eu passei por um amadurecimento profundo como artista e nunca estive tão imersa no trabalho quanto agora. Faço questão de participar de todos os processos e colaboro com músicos incríveis. Usamos instrumentos exóticos, como a kalimba e a marimba de vidro (uma espécie de xilofone feito de pedaços de vidro) para compor uma estética orgânica e, ao mesmo tempo, eletrônica”, explica Bian.

Bastidores?Foto: Reprodução Facebook

A produção musical de “Hands” e do álbum de estreia da artista é assinada por Bian e pela dupla de produtores musicais Guto Guerra, do programa “Música na Mochila”, do canal Bis, e Pedro Guedes. A música foi mixada por Fabio Henriques, que já trabalhou com nomes como Legião Urbana e Planet Hemp.

O álbum está sendo gravado nos estúdios da Gomus, na Gávea, no Rio de Janeiro. “Hands” e todos os singles do álbum, que serão lançados mensalmente, estão disponíveis para download gratuito na landpage .

Um pouco sobre Bian

Bian começou sua carreira artística assinando como Bianca, quando lançou as músicas “Chained” e “What if”, que foram parar direto nas trilhas sonoras das novelas globais “Malhação” e “Verdades Secretas”, respectivamente. Se, a princípio, a sonoridade folk era a maior influência, agora, com o novo nome artístico, Bian mostra um trabalho mais eletrônico, indie, pop e minimalista.

“Não consigo lembrar de mim mesma sem cantar ou tocar”, conta Bian, que aprendeu as primeiras noções musicais, em casa, acompanhando o pai ao piano. “Comecei a cantar aos quatro anos de idade, assistindo a musicais clássicos, como ‘Grease’ e ‘A Noviça Rebelde’. Eu me sentia um pouco estranha porque, enquanto meus amigos assistiam a desenhos, eu estava vidrada na MTV”, explica. Bian começou a estudar violão aos dez anos de idade, bateria, aos 12, no Centro Musical Antonio Adolfo, e compôs sua primeira cancão quando tinha 14.

“Quando comecei a produzir, aprendi a ouvir música de outra forma. É importante se desligar da técnica pela técnica e compreender a intenção artística do músico. Foi um divisor de águas pra mim quando ouvi o primeiro CD da Lykke Li e percebi que produzir um álbum te possibilita expressar, por meio de uma realidade sonora, o seu mundo interno. Isso me fez perceber que além de cantora, compositora e instrumentista, eu podia mergulhar muito mais no processo de criação musical, produzindo minhas músicas e colaborando com outros produtores. Participar de todos os processos de construção do album é o que o torna documental”, conta.

Assista: