Belezas naturais e gastronomia são atrativos para baianos e turistas em Canavieiras

Gastronomia, Música, No Circuito
17 de outubro de 2017
por Genilson Coutinho

Foto: Genilson Coutinho

Belezas naturais, arte e a alegria do povo são algumas das características de Canavieiras, no sul da Bahia, a ( 568 KM) de Salvador, a cidade que recebeu de 12 a 15 de outubro, o 1º Festival do Caranguejo, que levou à cidade grandes atrações musicais e chefes renomados da gastronomia para as aulas shows, na Praça do Porto, sempre com lotação máxima em as noites do evento.

Já na sua primeira edição, o festival atraiu o público das cidades vizinhas para os shows dos cantores Pablo,  Patchanka, Lordão, sinho Ferrari , Love Hits Sandro Lins e estrelas famosas da região que lotaram as praças da cidade durante o evento.

As noites de festas e aulas shows tiveram a curadoria do chef Júnior Rocha, e levou um enorme público que ia conhecer as novidades da culinária e as diversas maneiras de fazer o já tradicional caranguejo, de maneira simples e possível de ser realizado pela dona de casa e os amantes da arte de cozinhar.

Cozinha Show (Foto: Genilson Coutinho )

ATRATIVOS NATURAIS E CULTURAIS

Além das delícias culinárias, as belezas naturais e culturais de Canavieiras chamaram a atenção dos turistas, em especial durante o passeio na Centenária fazenda Sulamérica  região próxima ao primeiro plantio de  pé de cacau da região. Outro ponto imperdível são os casarões com sua arquitetura no estilo rococó espalhados pelas cidades e o casarão das artes que abriga um acervo de peças antigas, com fotografias das gravações das novelas Gabriela e Porto dos Milagres, além do artesanatos das mulheres da região que aceleram a economia de verão a verão.

O pôr do Sol no Rio Pardo (Foto: Genilson Coutinho )

Dentre os atrativos naturais está o passeio no Rio do Pardo que custa R$ 20 reais (por pessoa)  que levar o visitantes para se deliciar com a paisagem do encontro rio com o mar e tradicional banho medicinal de lama preta  em um passei por uma área de mata atralatica preservada e os manguezais frutíferos de ostras e camarões convivendo  em perfeita harmoniza com a população local e visitantes que se encantam com tantas beleza . Além deste presente as turistas também pode se banhar nas deliciosas aguas e ser brindado com o por do sol no retorno para a cidade.

A deliciosa Cabeça de Robalo (Foto: Genilson Coutinho)

Agora se o assunto for comer bem e com atendimento incrível especial da atende Jaqueline é no restaurante Frutos do mar bem na praça central ao lado do coreto da cidade que tras um cardápio que deixa o visitante na dúvida na hora da escolha da famosa Cabeça de Robalo ( Um camarão com recheio  de caranguejo e pirão e um molho labão )  Esse um dos prato do aconchegante  restaurante no coração da cidade que sem duvidas é um dos grandes destaque para o turistas .

NOVIDADE AGITA COMÉRCIO DA REGIÃO

Mas vale lembrar que a diversidade de restaurante e variedade da gastronomia na terra do caranguejo é algo a ser explorado, pois sem dúvida os turistas irão encontrar algo para agradar os mais refinados paladar com paisagens apaixonantes diante nas vasta extensão de praia nas proximidades das barraca e quiosques.

Para o médico e prefeito de Canavieiras, Dr. Almeida (PPS), que está no seu primeiro mandato, o objetivo é transformar a cidade em um grande polo turístico para fortalecer a economia local e apresentar esse pedacinho da Bahia que muito baianos nem imaginam e que turistas de outros estados irão se apaixonar.

O prefeito de Canavieiras (Foto: Genilson Coutinho)

“A minha prioridade é cuidar da nossa cidade, da população e fortalecer o turismo na região, pois por meio deste polo natural vamos movimentar a economia local, trazer turistas para cidade e ter mais recursos para cuidar da saúde, educação e melhorar a qualidade de vida do cidadão canavieirense. Este festival foi um teste que provou que estamos no caminho certo, é notável o crescimento do movimento no comércio do pequeno vendedor ambulante, estão todos felizes com a movimentação”.

TURISMO LGBTQ

Sobre o turismo LGBTQ, o principal evento é a parada LGBT que já está na sua 3ª edição, organizada por Babete, que já iniciou os preparativos para próxima edição que acontecerá em 05 de novembro, e segundo Babete, tem cada vez mais atraído pessoas dos municípios próximos para umas das mais importantes paradas do extremo sul da Bahia.

“Nossa parada para a cidade no cair da tarde e ganhamos as ruas com muita festa e pedidos de respeitos para nossos LGBT’s, sempre com grandes homenagens a ícones da cena LGBT. Já fizemos homenagens ao saudoso Clodovil e este ano estamos trabalhando os temas, dentre eles iremos abordar essa loucura da dita “Cura Gay”. Vamos fazer mais uma grande celebração da diversidade e este ano estamos ainda mais fortes com o apoio da Secretaria de Cultura. Estamos trabalhando para realizarmos mais um grande evento e lotar as nossas ruas com pedidos de amor e respeito”, ressalta Babete.

Clodovil Hernandes já foi um dos homenageados na Parada LGBT + da cidade (Foto: Divulgação)

Mesmo com uma única data e sem locais específico para comunidade, é notável o respeito da população com os LGBT’s como pudemos comprovar nos dias de festas, no qual presenciamos casais de meninas andando de mão dadas, trocando carinhos com a tranquilidade que dever ser. Nos bares e restaurantes a troca de carinho e a churria corre solta para nossa alegria, que saímos da cidade com vontade de retornar o mais breve possível para conhecer um pouco mais do dia a dia da comunidade LGBT e descobrir aqueles lugares incríveis que eles frequentam.

Como chegar:

De avião

O aeroporto mais próximo é o de Ilhéus, a 120 quilômetros, que recebe vôos

diários partindo das principais capitais do país

De carro

. Vindo de Ilhéu, acesso pela BA-001

. Vindo do Norte, acesso pela BR-324, BR-101 (sentido Itabuna) e BA-001

. Vindo do Sul, acesso pela BR-101 e BA-001

  De ônibus

As empresas Águia Branca (0800-725-1211), São Geraldo (0800-704-3496),

Novo Horizonte (www.novohorizonte.com.br) e Rio Doce

(http://www.viacaoriodoce.com.br/) têm ônibus partindo de diversas cidades do país

em direção a Ilhéus. As mesmas empresas fazem a linha Ilhéus X Canavieiras

O editor chefe Genilson Coutinho foi ao festival  a convite da Secretaria de Turismo e Cultura de Canavieiras.