Beleza Negra: Concurso de beleza em São Antônio de Jesus celebra 20 anos

In Moda
21 de abril de 2017
por Genilson Coutinho

No último dia 11 de Dezembro, aconteceu a FINAL do Concurso de Beleza Negra Masculina e Feminina Pérolas Negras de Santo Antônio de Jesus, cidade do Recôncavo baiano que fica aproximadamente a 120km de Salvador.

O Pérolas negras, ainda é um dos concursos que valoriza a beleza que a mídia e a sociedade não reconhecia, “beleza negra” e vem sendo realizado desde 1996 pelo produtor cultural Adão Andrade, que criou o evento com esse intuito de combater o preconceito racial e a exclusão social que atinge negros e afrodescendentes, ainda, infelizmente.

Dezenas de jovens que participam de concursos de beleza, lutam diariamente para romper as barreira do racismo, do preconceito, como afirmou a colunista Lene Muniz, do blog PTN News que fez uma matéria também relativa ao evento.

O desfile que este ano foi realizado em duas etapas: uma semifinal em Setembro no Ginásio de Esportes e uma Final dia 11 de Dezembro, no Centro Cultural, espaço onde surgiu o evento em 96 e que foi reformado, reinaugurado e entregue à comunidade este ano. O desfile contou com a participação do Mister Bahia Zack Cerqueira, do editor chefe da Revista Afro Brasil Romário Oliveira, da Dupla Musical MF e U7 e modelos de Salvador também que concorreram tanto na edição do desfile que é realizada na Capital baiana desde 2010 quanto no interior.

Além da beleza negra, o Concurso desde o ano 2000 também dá oportunidade a outras etnias participarem do evento no Desfile Multirracial, que antes fazia apenas a abertura e hoje concorre a uma faixa também.

Além de Santo Antônio de Jesus, o Concurso Pérolas Negras é realizado também nas cidades de Nazaré ( desde 2006) e Salvador (desde 2010).

Resultados 2016

O Mister Multirracial de Salvador 2016 foi o modelo Paulo Moysés que já participou de vários concursos de beleza em Salvador e fora do Estado também.

O Casal Pérolas Negras Estadual 2016 foi a Pérola Negra de Santo Antônio de Jesus Kauane Paz e o Pérola Negra de Simões Filho Boanerges Almeida, modelo e dançarino.

A Miss e o Mister Multirracial de Santo Antônio de Jesus foi o casal JERFANY GONÇALVES, residente na cidade e DANIEL COSTA, que mora em Nazaré-BA.

O título mais esperado que foi o novo CASAL PÉROLAS NEGRAS de Santo Antônio de Jesus foi EDSON SILVA que mora em Salinas da Margarida e a santantoniense FRANCIELE SANTOS.

Com a realização da Final, que era o sonho do produtor Adão Andrade, fazer com que o evento retornasse para o Centro Cultural, ele encerrou com chave de ouro as atividades do ano de 2016. E depois das festividades do fim do ano, já prepara o evento que vai marcar os 20 anos do concurso em Setembro de 2017.

O patrocinadores do evento este ano foram: MILLY COSMÉTICOS, SECRETARIA DE CUTURA, TURISMO E JUVENTUDE, MADEIRA JÓIAS, DIX, ROUPA NOVA, STEPHANIE JÓIAS, MIUCHA,CASA & CORPO, CENTRAL MODAS,  LOJAS DA GALERIA MOURA, JOMAR e a imprensa local.

Veja a galeria de fotos aqui.

  • Adão Andrade

    Obrigado Genilson Coutinho pela bela matéria que mostra a nossa trajetória no ano passado. Este ano o evento completa 20 anos de realização no interior dia 17 de Setembro e dia 4 de Junho acontece o Pérolas Negras de Salvador, no Centro Cultural Plataforma, às 15h.