Serviços

Beiersdorf se une à Plan International Brasil em projeto de empoderamento de meninas e apoio a famílias

Genilson Coutinho,
11/06/2021 | 22h06
Programa Aprender e Proteger, iniciativa da Beiersdorf e da Plan International, irá apoiar meninas adolescentes a exercerem seus direitos à educação e proteção contra a violência sexual e de gênero (foto: divulgação/Plan International Brasil)

Lançado oficialmente nesta semana, o projeto Aprender e Proteger é resultado de uma parceria da Beiersdorf, empresa alemã dona das marcas NIVEA e Eucerin, com a Plan International Brasil. Guiada pelo propósito Cuidado Além da Pele, a BDF criou o maior programa global humanitário da sua história, com um fundo de ajuda de 50 milhões de euros. As iniciativas de auxílio social começaram desde o início da pandemia, com foco em países emergentes, e atua em diferentes frentes, uma delas, com o apoio financeiro a Organizações Não Governamentais (ONGs) com ações que promovem o desenvolvimento sustentável de comunidades em situação de vulnerabilidade social. Confira o evento online de lançamento do programa Aprender e Proteger no Youtube da Plan International Brasil .

O projeto visa empoderar meninas e suas famílias para que desenvolvam ferramentas para se protegerem de situações de violência. A ação vai se concentrar nos distritos das subprefeituras da Sé e da Mooca, na cidade de São Paulo, e buscará estimular a permanência das meninas na escola, evitando que elas se envolvam em trabalho infantil e outras situações de risco – uma discussão muito em alta na semana que marca o Dia Mundial Contra o Trabalho Infantil (12 de junho), instituído pela Organização Internacional do Trabalho.

Uma outra frente do Aprender e Proteger é ter um plano de apoio a imigrantes e refugiados. “O projeto fará uma adaptação das metodologias que a Plan já tem utilizado, e com um olhar mais atento a crianças e adolescentes imigrantes em situação de vulnerabilidade”, afirma Iará Simis, gerente de projetos da Plan International Brasil em São Paulo. As meninas imigrantes que participarem do programa também terão acesso a um curso de aperfeiçoamento do idioma.

“É uma grande satisfação fazer parte de mais um projeto transformador com a Plan International, nossos parceiros há sete anos. A Beiersdorf tem uma história de quase 140 anos e iniciativas como essa só reforçam o nosso propósito de Cuidado Além da Pele. Queremos capacitar e proteger meninas e suas famílias para que sejam cuidadas, valorizadas e tenham seus direitos de cidadania respeitados”, comenta Monica Longo, Head de Responsabilidade Social Corporativa para Mercados Emergentes da Beiersdorf.

Com o apoio da Beiersdorf, o projeto tem como objetivo apoiar as meninas adolescentes para exercerem seus direitos à educação e proteção contra a violência sexual e de gênero sobretudo durante a pandemia de COVID-19, fortalecendo a educação como um ambiente de proteção para estimular a autonomia e a emancipação dessas meninas. Para combater a evasão escolar, o Aprender e Proteger contará com diferentes estratégias: oferecerá mentorias, bolsa-auxílio e apoio direto às famílias, fornecendo vale-alimentação e organizando encontros de sensibilização sobre o direito à educação e à proteção contra a violência baseada em gênero. Serão 1.122 beneficiários diretos, com 800 famílias recebendo vale-alimentação.

O projeto também prevê a realização de formações para meninos e meninas sobre empoderamento feminino e prevenção da violência baseada em gênero. Essas atividades serão inspiradas em metodologias usadas em outros projetos da Plan, como Campeões e Campeãs da Mudança e Escola de Liderança para Meninas.

Legado para a sociedade brasileira
Esta não é a primeira vez que a Beiersdorf desenvolve um projeto com a Plan International no Brasil. De 2014 a 2020, a empresa e a ONG desenvolveram o projeto Famílias que cuidam, levando o cuidado, a educação e o brincar para crianças na primeira infância e famílias de regiões periféricas de São Paulo – Campo Limpo, M’Boi Mirim e Capela do Socorro. Foram mais de 54 mil vidas impactadas, incluindo crianças, familiares e profissionais.

O projeto visava desenvolvimento saudável dessas crianças que, desde cedo, já são postas diante de desafios sociais intensos. “Acreditamos que por meio do cuidado, educação, do empoderamento e da orientação a crianças e famílias e profissionais de ensino podemos reduzir as diferenças sociais tão presentes no Brasil. Por meio do acolhimento e da informação, impactamos a vida de muitas crianças e, agora, vamos combater os altos índices de violência contra meninas e mulheres”, completa Monica.

Sobre a Beiersdorf AG

A Beiersdorf AG é fornecedora líder de produtos inovadores e de alta qualidade para cuidados da pele e tem mais de 135 anos de experiência neste segmento de mercado. Com sede em Hamburgo, a empresa tem cerca de 20 mil colaboradores em todo o mundo e é cotada no DAX, o índice de ações de referência alemão. Seu portfólio de produtos inclui marcas fortes e líderes internacionais em cuidados de pele e corpo, incluindo NIVEA – a marca número 1 de cuidados com a pele do mundo* – Eucerin, Hansaplast/Elastoplast e La Prairie. Milhões de pessoas em todo o mundo escolhem as marcas da Beiersdorf todos os dias por causa de seus produtos inovadores e de alta qualidade. Outras marcas de renome como Labello, Aquaphor, Florena, 8X4, Hidrofugal, atrix, Maestro e Coppertone completam o amplo portfólio da empresa. A tesa SE, afiliada integral da Beiersdorf, outro fabricante líder global em seu campo, fornece produtos autoadesivos e soluções de sistemas para indústrias, empresas artesanais e consumidores.

* Fonte: Euromonitor International Limited; NIVEA por marca guarda-chuva nas categorias de Cuidados com o Corpo, Cuidados com o Rosto e Cuidados com as Mãos; em termos de valor de varejo, 2019.

Sobre a NIVEA

O Cuidado é a essência da NIVEA há mais de 100 anos. A marca está presente em cerca de 150 países e, no Brasil, conta com um portfólio completo de hidratantes corporais e faciais, protetores solares e labiais, itens para cuidados masculinos, para banho e desodorantes.

A NIVEA lançou a primeira emulsão hidratante do mundo, que mais tarde ficaria conhecida como a icônica e querida “latinha azul”. A constante busca por inovação e excelência fazem da NIVEA a marca nº 1 em cuidados com a pele no mundo. Atualmente, conta com mais de 500 itens em seu portfólio que valorizam a individualidade e necessidades de cada tipo de pele.

Ao longo dos anos, a NIVEA segue conquistando a admiração e a confiança de seus consumidores e acredita no poder transformador do toque humano para gerar conexões, baseado no respeito e cuidado com o meio ambiente e as pessoas como parte de seus valores como marca.

Sobre a Plan International

A Plan International é uma organização humanitária, não-governamental e sem fins lucrativos que promove os direitos das crianças e a igualdade para as meninas. Acreditamos no potencial de todas as crianças, mas sabemos que isso é muitas vezes reprimido por questões como pobreza, violência, exclusão e discriminação. E as meninas são as maiores afetadas. Trabalhando em conjunto com uma rede de parcerias, enfrentamos as causas dos desafios de meninas e crianças em situação vulnerável. Impulsionamos mudanças na prática e na política nos níveis local, nacional e global, utilizando o nosso alcance, a nossa experiência e o nosso conhecimento. Construímos parcerias poderosas há mais de 80 anos e que se encontram hoje ativas em mais de 70 países.

Sobre a Plan International Brasil

A Plan International chegou ao Brasil em 1997. Desde então, se dedica a garantir os direitos e promover o protagonismo das crianças, adolescentes e jovens, especialmente meninas, por meio de seus projetos, programas e ações de incidência e de mobilização social. Tem também viabilizado condições de subsistência em comunidades que sequer tinham acesso a recursos essenciais, como a água. Implementamos projetos no Maranhão, no Piauí, na Bahia e em São Paulo. Nossas estratégias, atuando em rede com outras organizações do terceiro setor e movimentos sociais, têm pautado as demandas das meninas em novos espaços do Legislativo, Executivo e na sociedade civil, alcançando todo o território nacional. Considerada uma das organizações mais confiáveis do país, a Plan International Brasil ficou entre as 100 Melhores ONGs do país em 2020 e recebeu a certificação A+ no Selo Doar Gestão e Transparência. A Plan acredita que um mundo melhor para as meninas é um mundo melhor para todas as pessoas. E, para construir uma sociedade mais justa e igualitária, conta com o apoio de embaixadoras como Ana Paula Padrão, Thainá Duarte, Joyce Ribeiro e Astrid Fontenelle. Mais informações: https://www.plan.org.br