Bayer celebra Dia Mundial da Contracepção com foco no adolescente e na comunidade LGBTQIAPN+
A Bayer iniciou o mês de setembro com foco em ações para conscientização do Dia Mundial da Contracepção, comemorado nesta segunda-feira (26). A farmacêutica busca debater a importância do planejamento da gravidez e do conhecimento de métodos contraceptivos, conscientizando seus colaboradores para que sejam multiplicadores em seus lares e espaços fora da empresa.
E todo planejamento vem pautado em uma pesquisa realizada em 2021 pela Bayer, em parceria com a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) e conduzida pelo IPEC, que traz números que mostrou que 62% das mil mulheres entrevistadas (isto é, quase 2/3) já tiveram pelo menos uma gravidez não planejada e, destas, 54% não usava nenhum método contraceptivo.
Em 2022, a marca traz para o eixo das discussões a saúde reprodutiva e estratégias contraceptivas na adolescência e na comunidade LGBTQIAPN+ diante da realidade vivida pela juventude brasileira que não tem um diálogo aberto com a família sobre sexo e seus cuidados, aumentando os índices de gravidez na adolescência, além da falta de informação sobre os mais diversos métodos eficazes que possibilitam a escolha da hora para ter um filho.
E isso não é diferente na comunidade LGBTQIAPN+, onde o assunto não está nas pautas e políticas públicas voltadas para população, o que evidencia os altos números de uma gravidez não planejada. “Altos índices de gravidez não planejada estão diretamente ligados ao conhecimento e acesso a métodos contraceptivos. A Bayer, como líder em saúde íntima e em contracepção, acredita quê devemos garantir informações de qualidade para que as pessoas tenham conscientização sobre métodos modernos para poderem escolher se e quando gostariam de serem mães ou pais”, como alerta Elke Mittelsdorf, líder da área de Saúde Feminina da Bayer no Brasil.
Ainda de acordo com Elke, há três anos, a empresa lançou a campanha “Liberdade Vem de Dentro” para ampliar o debate sobre o uso de métodos contraceptivos como forma de empoderar mais mulheres sobre sua saúde e suas vidas. Além da campanha, a Bayer disponibilizou 700 consultas ginecológicas gratuitas via telemedicina, a fim de levar conhecimento sobre os principais métodos existentes para a população. As consultas já estão disponíveis para agendamento pelo site da campanha “Liberdade Vem de Dentro”.
Na última terça-feira (20), Genilson Coutinho, editor-chefe do Dois Terços, e um grupo de jornalistas participaram de um workshop com médicos da América Latina com foco na saúde da mulher, métodos contraceptivos, gravidez e as inovações da Bayer no campo dos métodos contraceptivos dos e da impotência.
Os convidados foram recepcionados pelo presidente da divisão farmacêutica da Bayer para a América Latina, Adib Jacob , que ressaltou a importância da imprensa no processo de difusão de informações importantes para sociedade. “A informação e a educação são fundamentais em todos os setores da sociedade e o trabalho da imprensa é um pilar fundamental na vida das pessoas, pois as informações são agentes transformadores e contribui para conscientização nos mais diversos ramos da saúde a educação faz muita diferença”, sinalizou.