BASF lança cartilha de diversidade e inclusão e apresenta programa de aliados para a causa LGBTI+

Notícias
15 de outubro de 2020
por Helder Azevedo
(Foto: Divulgação)

Para reafirmar o compromisso com a valorização da pluralidade, a BASF lançou sua Cartilha de Diversidade & Inclusão’ para os cerca de 6 mil colaboradores da empresa na América do Sul. O anúncio foi feito durante a Semana da Diversidade e Inclusão, evento realizado entre os dias 13 e 16 de outubro, com o objetivo de compartilhar as principais conquistas, desafios e próximos passos para a promoção da equidade no ambiente de trabalho. Na ocasião, também foi anunciada a criação do programa ‘Programa Aliados e Aliadas’, iniciativa que reforça o posicionamento da BASF para valorizar e incluir seus colaboradores e colaboradoras LGBTI+.

O foco da cartilha é propiciar uma conversa sobre o tema com as equipes, aproveitando para que colegas de trabalho combinem ou recombinem tudo que possa melhorar o ambiente onde convivem. De acordo com Karina Chaves, gerente de Diversidade e Inclusão da BASF na América do Sul, a produção desse conteúdo contou com a participação de diversos colaboradores e parceiros, que foram ouvidos para definição dos temas e abordagens. “Esta é mais uma oportunidade para refletir sobre o tema e contribuir, em todos os lugares e relacionamentos, para que diversidade e inclusão estejam sempre presentes e produzindo impactos positivos em nossas vidas e na sociedade”, comenta.

Ainda durante a Semana da Diversidade, a companhia hasteou a bandeira do movimento LGBTI+ em suas fábricas da região, a fim de reforçar seu compromisso com a diversidade sexual. O tema é um dos quatro pilares da estratégia de Diversidade e Inclusão da BASF na América do Sul, que conta com quatro grupos de afinidade formados por colaboradores voluntários. O Women in Business (WIB), focado na equidade de gênero; o Black Inclusion Group (BIG), voltado à igualdade racial; o Be Different, que discute a inclusão das pessoas com deficiência; e o Be Yourself (BYou), voltado à diversidade sexual e que ganhou mais um reforço neste ano.

O ‘Programa Aliados e Aliadas’ vai engajar colaboradores LGBTI+ ou não para participar das atividades do BYou na BASF. O objetivo é que os aliados pratiquem o acolhimento e sejam um ponto seguro para conversar, tirar dúvidas sobre a diversidade e inclusão LGBTI+. Henrique Campos, gerente sênior de Controlling e Marketing para Químicos de Performance da BASF América do Sul e um dos idealizadores da iniciativa, afirma que a motivação para criar o grupo surgiu do desejo de levar a mensagem do respeito e da diversidade para o dia a dia de todas as pessoas.

“O papel do aliado deve ser o de um embaixador contra o preconceito, para prevenir e combater a discriminação. Os embaixadores podem participar das atividades do grupo BYou, manifestar publicamente seu apoio e ser um ponto de acolhimento para as pessoas LGBTI+”, comenta Henrique, um dos líderes do grupo de afinidade.

Estratégia – Valorizar a diversidade e promover a inclusão fazem parte da estratégia da BASF na sua relação com clientes, fornecedores, colaboradores e outros públicos de relacionamento. A companhia acredita que a diversidade de seus colaboradores e colaboradoras traz novas perspectivas e resultados. Permitindo que a empresa alcance seu objetivo de ser uma organização de alta performance, gerando interações criativas, inovação e valor para seus colaboradores, clientes e para a sociedade.

Um dos principais objetivos dessa plataforma global é desenvolver ações e políticas para fomentar uma cultura inclusiva. A adoção de uma governança estruturada contribui significativamente para que as iniciativas de diversidade sejam transversais na companhia.

A empresa trabalha a diversidade e a inclusão interna e externamente, desde os processos seletivos, passando pelos programas de desenvolvimento e retenção de talentos, até a sua cadeia de fornecimento, cujos parceiros são informados sobre as políticas da empresa e estimulados a ampliar seus esforços para a valorização das diferenças.

Para reforçar, estruturar e ampliar sua atuação, a BASF assumiu diversos compromissos públicos, muitos deles globais, a fim de promover os direitos humanos, como o Pacto Global da ONU, incluindo os Princípios de Empoderamento das Mulheres, e o Fórum Brasileiro de Empresas e Direitos LGBTI+.

Sobre a BASF

Na BASF, criamos química para um futuro sustentável. Combinamos sucesso econômico com proteção ambiental e responsabilidade social. Os mais de 117.000 colaboradores do Grupo BASF trabalham para contribuir para o sucesso de nossos clientes em quase todos os setores e em quase todos os países do mundo. Nosso portfólio é organizado em seis segmentos: Químicos, Materiais, Soluções para Indústria, Tecnologias de Superfície, Nutrição & Cuidados Pessoais e Soluções para Agricultura. A BASF gerou vendas de 59 bilhões de euros em 2019. As ações da BASF são comercializadas na bolsa de valores de Frankfurt (BAS) e como American Depositary Receipts (BASFY) nos Estados Unidos. Para mais informações, acesse: http://www.basf.com.br.

Deixe seu comentário

Sem comentários, seja o primeiro.