BANKOMA INICIA MAIS UMA TEMPORADA DE ENCONTROS NO PELOURINHO

Sem categoria
27 de setembro de 2012
por Genilson Coutinho


Considerado um dos mais importantes blocos afros da Bahia, o Bankoma, fundado e sediado em Portão, no município de Lauro de Freitas, abrirá mais uma temporada de encontros e ensaios no Pelourinho. Criado em 2000 a partir dos projetos sociais desenvolvidos pelo cultuado e respeitado Terreiro São Jorge Filho da Goméia, o bloco, cujo nome de origem bantu significa ‘povo em festa’, agitará a Praça Tereza Batista entre Setembro e Janeiro. Esse evento faz parte da agenda do programa Pelourinho Cultural, do Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural (IPAC), vinculado à Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-Ba).
O grupo estreou no Carnaval de Salvador, em 2000, após participação na Micareta de Portão. O sucesso absoluto de público assegurou a continuidade de suas ações que sempre foram reforçadas pelas oficinas e atividades de capacitação desenvolvidas na Associação São Jorge Filho da Goméia.
O Bloco levará ao Pelourinho um manifesto de produção para intercâmbios culturais. Sua mistura de sons e ritmos promete reunir grandes artistas do cenário musical. O primeiro convidado da festa é Cortejo Afro e instrumentista Cassiano Faleta. O grupo pretende resgatar músicas que fizeram história e levar toda sua tradição e cultura para este evento. A comunidade do bloco levará toda sua arte e decoração para praça Tereza Batista e o público presente poderá vivenciar o verdadeiro universo cultural da Rede Mauanda com muito brilho e arte em único lugar.

SERVIÇO

ENCONTRO MAUANDA BANKOMA
Local: Praça Tereza Batista (Pelourinho)
Data: 27 de setembro, 04 e 25 Outubro, 08 e 29 de Novembro, 13 de Dezembro e 03 de Janeiro de 2012.
Valor: Entrada gratuita
Contanto: (71) 3369-2085 / 8705-7090