Serviços

Bandas e performances agitam as ruas durante o Carnaval do Pelô

Genilson Coutinho,
27/02/2019 | 16h02

Márcia Short é uma das atrações da festa no Pelô

Quem for ao Pelô durante o Carnaval vai se divertir muito nas ruas e ladeiras do Centro Histórico. O espaço público é cenário para as manifestações de alegria durante os dias de folia.  A partir da sexta-feira (01), atrações de diversos estilos e para todos os gostos vão fazer a festa dos amantes do carnaval de rua, num cenário que é patrimônio cultural da humanidade.

 No primeiro dia, entre 18h e 20h, 12 atrações vão sair pelas ruas do Centro Histórico. Dentre elas, a Escola de Samba Unidos de Itapuã, que resgata e reedita a tradição das escolas de samba no Carnaval da Bahia. Outra opção para o folião seguir é a Oficina de Frevos e Dobrados, do Maestro Fred Dantas.

No sábado (02), pela manhã, às 10h, a banda percussiva Meninos da Rocinha do Pelô, grupo idealizado pela Maestrina Elem Silva, que é moradora do Pelourinho, abre o cortejo que vai contar com mais onze atrações, que desfilam até as 22h.

Já no domingo (03), a banda Som do Timbal abre o cortejo às 10h. A festança vai se estender até 22h com bandões e grupos performáticos. O Carnaval de rua segue pelas ruas do Pelourinho na segunda-feira (04) e na terça-feira (05). Nos últimos dois dias de festa, mais de 30 entidades desfilam no Centro Histórico de Salvador. A programação completa está disponível no site www.cultura.ba.gov.br.

Carnaval da Cultura – É o carnaval dos blocos afro, de samba, de reggae e dos afoxés, apoiados por meio do Edital Ouro Negro para desfilar nos três principais circuitos da folia: Batatinha, Dodô e Osmar. É a folia animada, diversa e democrática do Carnaval do Pelô, que abraça o carnaval de rua, microtrios e nanotrios, além de promover nos palcos grandes encontros musicais e variados ritmos numa ampla programação. Tem Afro, Reggae, Arrocha, Axé, Antigos Carnavais, Samba, Hip-hop e Guitarra Baiana, além de Orquestras e Bailes Infantis. E é também a preservação do patrimônio cultural, com o apoio ao carnaval tradicional dos mascarados de Maragojipe. Promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria de Cultura (SecultBA), o Carnaval da Cultura é da Bahia. O Mundo se Une Aqui!