Ballet Nacional de Cuba: sessões gratuitas dias 23 e 24 de julho no TCA

Sem categoria
23 de julho de 2011
por Genilson Coutinho

O Ballet Nacional de Cuba, famoso pelas produções de grandes clássicos da dança, vai presentear o público baiano com três apresentações gratuitas: no sábado, dia 23, às 21h; e no domingo, dia 24, às 15h e 20h. A peça inédita “A Lenda da Água Grande”, que se baseia em uma história da lenda Guarani, será apresentada na Sala Principal do Teatro Castro Alves, em Salvador.
Criado a partir do intercâmbio cultural do país com o Brasil, a peça tem coordenação de Alicia Alonso, diretora e primeira dama do Ballet Nacional de Cuba. Hoje com 90 anos, ela é considerada uma das personagens mais relevantes da história da dança e do balé clássico mundial. Devido à idade avançada e a perda da visão, Alicia confiou a coreografia do espetáculo ao premiado Eduardo Blanco.

A companhia promete uma apresentação com cenografia, balé, figurino e trilha sonora lapidados com alto nível de rigor técnico e estética, transitando entre o tradicional e o contemporâneo.

O Ballet Nacional de Cuba

O Ballet Nacional de Cuba é uma das mais prestigiosas companhias de dança do mundo e ocupa um lugar proeminente na cultura hispano-americana contemporânea.  O rigor artístico-técnico de seus bailarinos e a amplitude e diversidade na concepção estética dos coreógrafos dão ao grupo um lugar relevante entre as grandes instituições do gênero no cenário internacional.

A companhia surge em 1938, com Alicia Alonso como principal fundadora e bailarina principal.
Em 1950, se cria a Escola Nacional de Ballet Alicia Alonso, anexada à companhia profissional.  Desde o início, sua linha artística partiu do respeito à tradição romântica e clássica, estimulando ao mesmo tempo o trabalho criativo dos coreógrafos que seguiam uma linha de buscas no nacional e contemporâneo. Nesta primeira etapa, a montagem das versões completas de clássicos como Giselle, O lago dos cisnes e Coppélia esteve acompanhada de obras provenientes do movimento renovador dos Balés Russos de Diáguilev como Petruschka e A sesta de um fauno, e de balés criados por coreógrafos nacionais.

Ballet Nacional de Cuba
Dias 23 e 24 de julho, sábado e domingo
Horários: 21h (sábado), às 15h e 20h (domingo)
Sala Principal do Teatro Castro Alves (Campo Grande)

Distribuição dos ingresso para o dia 24 terá inicio neste sábado 12h na bilheteria do TCA

Gratuito