Balé Folclórico da Bahia é homenageado nos EUA e ganha dia oficial no calendário de Atlanta, capital da Geórgia

Genilson Coutinho,
19/11/2013 | 10h11


Em sua turnê pela América do Norte, o Balé Folclórico da Bahia(BFB) foi homenageado antes da sua estreia no Rialto Theater, em Atlanta, capital da Geórgia (EUA). A prefeitura de Atlanta declarou o dia 1º de novembro como o Dia do Balé Folclórico da Bahia no calendário oficial da cidade. O fundador e diretor geral do Balé, Vavá Botelho, recebeu a homenagem das mãos do próprio prefeito, que também assistiu a apresentação da companhia. Esta é a 12ª turnê no continente que consagrou a Balé.

Em 2013, o Balé, considerado a melhor companhia de dança folclórica do mundo pela Associação Mundial de Críticos, comemora seus 25 anos de existência. “Somos, provavelmente, um dos maiores embaixadores da cultura popular brasileira para o mundo inteiro e temos divulgado a Bahia em todo planeta, mas o reconhecimento oficial vem sempre de fora do país”, destaca Vavá Botelho. “A companhia já formou mais de 700 bailarinos. Muitos deles, vindos de famílias de origem muito simples, aprenderam os primeiros passos de dança no Balé e hoje brilham em grandes companhias internacionais do mundo”, conta. “Além do trabalho artístico, temos uma função social”, acrescenta Vavá.

A temporada em solo americano inclui 30 cidades, de costa a costa do país, e faz parte do projeto de uma turnê mundial comemorativa. “Esta é uma turnê que representa um trabalho desenvolvido durante 25 anos pelo Balé. Manter uma equipe que se dedica à dança em regime integral, com intenso preparo técnico, físico e muita pesquisa, é uma luta diária. Poucas companhias de dança privadas sem patrocinador regular conseguem existir por tanto tempo, mantendo um nível de excelência técnica tão elevado e respeito do público e da crítica”, afirma Vavá.

Em 2014, o Balé já tem agendadas turnês na Europa e Ásia. Graças a um patrocínio da O Boticário, a companhia também vai poder apresentar seu espetáculo no próprio país, com turnê já prevista para a região norte no primeiro semestre do ano que vem.

O premiado Balé já se apresentou em 182 cidades e em 24 países, incluindo Estados Unidos, Itália, Canadá, Dinamarca, Austrália, Alemanha, França, Holanda, Suíça, México, Chile, Colômbia e África do Sul, dentre outros.

Com sede no Teatro Miguel Santana, no Pelourinho, em Salvador, o BFB funciona em regime integral de seis horas de trabalho por dia. Os 40 integrantes da companhia – dançarinos, músicos e cantores – recebem preparação técnica para dança, música e teatro. Para preservar e divulgar as principais manifestações folclóricas da Bahia, o Balé desenvolveu uma linguagem cênica que parte dos aspectos populares e atinge questões contemporâneas. O Balé também possui um segundo corpo de baile, que realiza espetáculos, diariamente, no Teatro Miguel Santana, tendo como público, principalmente, turistas estrangeiros e de outros estados do Brasil.