Balé do TCA participa do projeto “Dancidade Vivências Artísticas”

No Circuito, Teatro
8 de novembro de 2016
por Genilson Coutinho

Foto: Maurício Serra

O Balé Teatro Castro Alves (BTCA), em parceria com Dancidade, promove o Dancidade Vivências Artísticas, na próxima terça-feira, dia 8 de novembro, das 13h30 às 17h30, na sala de ensaio do BTCA, no Piso C do Teatro Castro Alves. O BTCA reservou para o público um trecho do espetáculo Dê Lírios, coreografia de Tutto Gomes. A montagem, que integra o novo projeto do BTCA, “Endogenias”, tem como marco estabelecido na década de 1970, quando o escritor paraibano Ariano Suassuna (1927-1914) lançou o “Movimento Armorial”, com a proposta de uma arte erudita a partir das raízes culturais e populares do nosso país.

Completando a programação desta terça-feira, os grupos convidados Em Busca do Amor e do Flexionando apresentam também trechos de suas coreografias. Abrindo o evento, um aulão com participação de bailarinos dos grupos convidados e do BTCA.

Baile espetáculo – O projeto Dancidade Bailes vem acontecendo desde o último mês de julho, em Salvador, totalizando agora quatro edições. Contemplado pelo edital Arte em toda Parte, o Dancidade tem concepção e coordenação geral de Virgínia Da Rin, direção artística de Warney Junior, iluminação cênica de Irma Vidal, direção musical de Duarte Velloso e apresentação da atriz e dançarina Fafá Menezes.Nesses bailes-espetáculos, o público é convidado a desfrutar de um verdadeiro e contagiante baile de dança de salão, com ambientação e iluminação cênica, música ao vivo (com a banda baile Dancidade, e os cantores Noeme Bastos e Cláudio Vidal), além de assistir a apresentações especiais de espetáculos de dança.

BTCA – Fundado em 1981, o BTCA celebra 35 anos de fundação em 2016. A Cia. baiana de dança contemporânea, que tem atualmente o dançarino, coreógrafo e professor Antrifo Sanches como diretor artístico, é mantida pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e, junto com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), é um dos corpos artísticos do Teatro Castro Alves.

SERVIÇO:
BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA) – PROJETO “DANCIDADE BAILES”

Coreografia: Dê Lírios, de Tutto Gomes
Onde: Piso C – Ala A do TCA
Quando: 8 de novembro, terça
Horário: das 13h30 às 17h30
Ingressos: Gratuito
Data: 08/11/2016
Horário: 13:30
Valor: Gratuito