Balé do TCA celebra 35 anos com espetáculo e exposição comemorativa

No Circuito, Teatro
20 de março de 2016
por Genilson Coutinho

Abril não é só o mês da dança, mas é também o mês de aniversário do Balé Teatro Castro Alves (BTCA) que no dia 1º de abril, celebra seus 35 anos de existência. Dando início às comemorações, o BTCA apresenta nos dias 1º e 2 de abril (sexta e sábado), às 21h, no Teatro Castro Alves, o projeto “Memórias em Movimento – BTCA 35 anos”. Nestes dias, o público poderá conferir uma Exposição Comemorativa no Foyer do TCA (que permanecerá aberta durante todo o mês de abril) e também assistirá a um Documentário Cênico apresentado no palco do TCA em forma de espetáculo multimídia, com trechos coreográficos, depoimentos e homenagens aos que ajudaram a construir essa bela história. As duas atividades têm entrada gratuita.

O Balé do TCA completa 35 anos de existência como Patrimônio Artístico-Cultural da Bahia, estado cuja cultura continua representada em seus trabalhos artísticos e difundida pelos lugares onde passa. “Dono de uma trajetória de ações artísticas variadas apresentadas em palcos nacionais e internacionais – como também em praças públicas e instituições de ensino e saúde – o BTCA acompanhou o caminhar da dança e ainda hoje permanece referência na contemporaneidade da dança”, destaca Antrifo Sanches, atual diretor artístico e ex-bailarino desta companhia de dança.

Este ano, portanto, o BTCA realiza uma série de ações comemorativas que incluem ainda a criação de novas coreografias; apresentações em Salvador e no interior do Estado; parcerias com instituições de ensino como a Universidade Federal da Bahia e a Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública; aulas e workshops gratuitos abertos ao público; a formação e experiência em dança em parceria com a Escola de Dança da Fundação Cultural do Estado e com o Cine-Teatro Lauro de Freitas; seminários públicos envolvendo a pesquisa em dança e a saúde do bailarino; dentre outros projetos e atividades junto à comunidade soteropolitana.

NOVO ESPETÁCULO – Num período marcado por celebrar a dança e ainda os seus 35 anos de trajetória, o Balé Teatro Castro Alves apresenta ao público um documentário cênico, parte do projeto Memórias em Movimento – BTCA 35 anos. O documentário multilinguagens – dança, textos, conteúdos audiovisuais – conta a história do grupo, utilizando-se de imagens de antigas coreografias e coreografias executadas ao vivo. Além disto, a cena trará também depoimentos ao vivo e entrevistas em vídeo e homenagens com a participação de artistas, técnicos, coreógrafos, personalidades e pessoas que direta ou indiretamente contribuíram na construção dessa história.

EXPOSIÇÃO NO FOYER – Também como parte do projeto Memórias em Movimento – BTCA 35 anos, a história do Balé do TCA será contada numa exposição de peças do acervo da companhia: seus figurinos, elementos cênicos, materiais gráficos (folders e programas), fotos e vídeos, na interface com a releitura artística contemporânea dessas peças. O público terá a rara oportunidade de entrar na intimidade dos espetáculos e conhecer a origem dos objetos que tanto dão e ganham significado dentro de cada obra.

 

BALÉ TEATRO CASTRO ALVES (BTCA) – Fundado em 1981, o Balé do TCA é a 1ª companhia de dança oficial do Norte-Nordeste e se caracteriza por sua proposta sintonizada às linguagens contemporâneas. Sua prestigiada trajetória abrange mais de 70 coreografias e uma carreira internacional de enorme sucesso, com turnês por todo o mundo. O BTCA, que tem atualmente o dançarino, coreógrafo, produtor e professor Antrifo Sanches como diretor artístico, é mantido pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (Secult-BA) através da Fundação Cultural do Estado da Bahia (Funceb) e, junto com a Orquestra Sinfônica da Bahia (OSBA), é um dos corpos estáveis do Teatro Castro Alves.

Data: 01/04/2016 a 30/04/2016

Valor: Gratuito – Sujeito a lotação do espaço.