Baile-Espetáculo reúne grandes nomes da dança no Teatro Gregório de Mattos

No Circuito
23 de agosto de 2016
por Genilson Coutinho

Dancidade apresenta baile espetáculo em Salvador (Foto: Guto Muniz/Divulgação)

Surpreender o público e pessoas do universo da dança com performances e apresentações de fragmentos de espetáculos, acender os refletores e soltar a música para os amantes da dança de salão, para dançarinos profissionais e iniciantes, aproximar experiências, proporcionar vivências, encontros. Com duas edições já realizadas, o Dancidade Bailes volta a reunir, no dia 28 de agosto, das 18h às 22h, no Teatro Gregório de Mattos (Praça Castro Alves), grandes profissionais da dança e uma banda baile que não deixa ninguém parado no salão.

Com concepção e coordenação geral de Virgínia Da Rin, Direção Artística de Warney Junior, Ambientação e Iluminação Cênica de Irma Vidal, Assistência de Direção e Apresentação da Atriz e Dançarina Fafá Menezes e Direção Musical de Duarte Velloso, o projeto Dancidade Bailes, contemplado pelo edital Arte em toda Parte, traz nesta terceira edição os coreógrafos e dançarinos Dan Costa e Mariana Lisboa, que dirigem o grupo do Salsalab; o Grupo de Valsa Recomeçar, de Marcus Vinícius e Robert Pedro; além do coreógrafo e bailarino João Perene e Marcley Oliveira, que apresentarão coreografia extraída do espetáculo “Instante Dilatado”, que traz uma metáfora sobre o tempo.

“Instante tem uma proposta onde as leis do tempo como conhecemos, deixam de valer. Em cena, os bailarinos que, de maneira autônoma e inexplicável, descobrem uma forma de abrir uma cisão no tempo/espaço, resgatando e dilatando por breve período, um fragmento relevante de suas vidas – fazendo vir à tona para a plateia o Instante poético de cada um; e este, será revivido de maneira intensa e profunda ate não mais poder, afinal esta oportunidade não se estenderá por muito tempo, mas o que restará é a sensação de êxtase por ter vivido esta experiência tão singular.”, conta o coreógrafo.

O baile-espetáculo conta ainda com a Banda Baile Dancidade, composta por instrumentistas profissionais e os cantores Noeme Bastos e Cláudio Vidal.  No repertório, ritmos como Bolero, Salsa, Samba, Swing americano entre outros ritmos, tradicionais dos grandes bailes. “São verdadeiros bailes de dança de salão, com banda ao vivo e apresentações de performances e fragmentos de espetáculos de dança. Não te como ficar parado e não entrar na pista. É contagiante!”, comemora Virgínia Da Rin, idealizadora do projeto.

Grupo Salsalab de Dan Costa e Mariana Lisboa

Dan Costa é formado em Licenciatura em Dança pela Universidade Federal da Bahia, e graduando no Curso Técnico de Formação em Dança pela Escola de Dança da Funceb. Com 13 anos de experiência com as danças de salão, atua na área como professor, coreógrafo e dançarino.

Mariana Lisboa, professora, coreógrafa e dançarina, possui 10 anos de experiência com as danças a dois, participou dos principais congressos e workshops de salsa e zouk do país.

Juntos dirigem um grupo amador voltado para o fomento da salsa em Salvador: o Salsalab.

Grupo de Valsa Recomeçar

Fundado em 23 de março 2015, por Maiane de Matos e Rafael Santos, no bairro do Beiru / Tancredo Neves, com apenas seis jovens que possuíam experiência no mundo da valsa. Hoje, como mais de quarenta integrantes, o grupo busca sempre a originalidade e trabalha com vários estilos de dança como o balé clássico, a dança moderna, a dança contemporânea, sem abandonar ou esquecer a razão de sua existência, a Valsa. Atualmente o grupo tem Marcus Vinícius como presidente e Robert Pedro como coreógrafo. No Dancidade Bailes o grupo apresenta o tema “Consideramos justa toda forma de amor”.

João Perene

Coreógrafo e bailarino de formação eclética; estudou diversas técnicas e vertentes da dança contemporânea e vem acumulando premiações referentes a apoios, montagens, manutenções, circulações e participando de eventos e festivais dança nacionais e internacionais com sua própria a Cia, a João Perene Núcleo de investigação coreográfica desde sua formação em 2004.

SERVIÇO

Dancidade Bailes

Teatro Gregório de Mattos: 28 de agosto (domingo)

Horário: das 18h às 22h

Ingressos: R$20,00 (inteira) e R$10,00 (meia)

Projeto contemplado pelo Edital ARTE EM TODA PARTE

*Próximo ao Teatro tem estacionamento da Sindguarda na Praça Castro Alves e Posto permanente da PM