Bailarino lança livro abordando historia do universo masculino ambientado em São Paulo

Sem categoria
16 de julho de 2013
por Genilson Coutinho

O bailarino brasileiro Ronaldo Navarro vive há vinte anos na Alemanha, mas nunca esqueceu sua terra natal e é inspirado nela que lança o livro “Buscas” (Editora Nelpa), onde reúne cinco histórias curtas que apresentam protagonistas masculinos vivendo situações diversas com grande dose de emoção no cenário da cidade de São Paulo.

Eles ocupam as páginas da obra em um universo onde há espaço para as mais variadas personalidades que se harmonizam entre si: milionários, pessoas humildes, brancos, negros, políticos, idosos, jovens, travestis, prostitutas, homens de negócios e artistas. Em “Encontros em tempos, desencontros e rumos” está um cirurgião realizado profissionalmente. Porém, com as tentativas de construir uma família ele possui uma coleção de frustrações.

O protagonista de “Centro” é um milionário homossexual que opta por morar num ambiente decadente de São Paulo, e adentra assim um dos períodos mais produtivos de sua vida. Já o dono de um boteco apresenta seu plano ambientalista na Rua Augusta em “O Verde… pelo cano?”, tentando harmonizar o caos urbano com a natureza.

Em “Que me faz transpirar” um executivo viciado em tranquilizantes e cocaína sofre um colapso. Seu potencial de reflexão é aguçado durante a busca do equilíbrio psíquico-emocional, enquanto aguarda um acerto de contas com a pessoa amada. “Paralelo” apresenta, de um lado, um senhor abastado que há anos está impossibilitado de se emocionar. Do outro lado, um jovem rapaz órfão, pintor e vendedor de quadros na Praça da República.

O autor
Ronaldo Navarro nasceu em São Caetano do Sul (Grande São Paulo) onde estudou dança clássica. Em 1993 emigrou para a Alemanha em busca de novos horizontes. Foi contratado como bailarino no Teatro Municipal da cidade de Bremerhaven. A partir de então, iniciou uma carreira de quatorze anos nos palcos alemães (Bremen, Berlim e Bonn).

Durante cinco anos fez parte do elenco da companhia de Teatro Coreográfico de Johann Kresnik – renomado coreógrafo e diretor – considerado um dos pioneiros no seu estilo. Ronaldo vive atualmente na cidade de Düsseldorf onde, além de trabalhar como assistente de produções de óperas, é professor de balé clássico e yoga.

Confira um trecho de “Centro”
– Nasci homossexual numa família filhadaputamente convencional e linda!

Explodi numa gargalhada.

– Então temos algo em comum, disse a ele.

A diferença entre nós é que, enquanto ele sofria e se culpava, eu me divertia e desconhecia qualquer sentimento de culpa por ter nascido como nasci. Pois vá saber se também não fui eu mesmo que desejei ter uma existência assim? E aqui vem mais um mistério! Quando a família tomou conhecimento da minha orientação sexual, enquanto que alguns se chocaram por detrás das máscaras da aceitação, meu avô se tornava cada vez mais amigável; e foi como se um sopro nos meus ouvidos me dissesse que uma das razões, ou talvez a razão primordial dele ter-me feito seu herdeiro absoluto, é porque deve ter imaginado o que significa nascer homossexual numa sociedade convencional, tacanha, falsamente tolerante, e ao mesmo tempo ter que agradecer por não ter nascido numa pior ainda, em outra parte do mundo, excessivamente influenciada por dogmas, a meu ver, desnecessários para uma saudável evolução. Mas enfim, nunca nada disso me fez perder o humor nem a vontade de viver, enquanto lamentavelmente vejo tantos outros que se consideram sexualmente corretos, os perderem.

“Buscas” – Ronaldo Navarro
118 páginas
Editora Nelpa
www.nelpa.com.br