Baianos e turistas já podem realizar testes para detecção de DSTs na Barra

AIDS em pauta, Notícias
13 de junho de 2014
por Genilson Coutinho

fique sabendo logo

Tudo pronto para o início da campanha Proteja o Gol na capital baiana. A partir das 12h desta quinta-feira (12), durante a abertura da Fan Fest, no Farol da Barra, soteropolitanos e turistas poderão realizar em apenas 30 minutos o exame laboratorial para o diagnóstico do vírus HIV, sífilis e hepatites. Todos os casos positivos serão encaminhados para tratamento na rede de referência. Agentes comunitários da saúde também trabalharão no entorno da festa distribuindo materiais educativos e camisinhas, além de incentivarem o diagnóstico precoce, o que pode colaborar com a interrupção da cadeia de transmissão dessas doenças sexualmente transmissíveis (DSTs). A expectativa é realizar dois mil exames e distribuir de um milhão de preservativos.

A mobilização seguirá nos 15 dias da Fan Fest e envolverá cerca de 30 profissionais de saúde que atuarão na unidade instalada no cruzamento da Avenida Marquês de Leão com a Rua Dias D’Ávila, sempre das 12h Às 23h. Salvador é a 12ª cidade entre as capitais brasileiras em incidência do vírus. Para enfrentamento da Aids, a Secretaria Municipal da Saúde ampliou de 33 no início de 2013 para 96 unidades em maio de 2014 o número de unidades de saúde que realizam o teste rápido para detecção do HIV. Além disso, capacitou mais de 260 profissionais entre médicos e enfermeiros da atenção básica para a realização desses testes.

Outra importante ação desenvolvida pela SMS acontece no período do Carnaval. O Fique Sabendo, como é intitulada a iniciativa, faz parte das ações prioritárias de saúde devido à vulnerabilidade a que estão expostos os homens e mulheres, sobretudo os adolescentes, durante a festa momesca. Somente este ano, foram feitos mais de 4.280 testes rápidos e distribuídas mais de 1,7 milhão de camisinhas durante a festa.