HIV em pauta

Notícias

Baiano é voluntário em estudo que pode mudar a história na luta contra a Aids

Genilson Coutinho,
27/08/2021 | 00h08
Foto: Divulgação

O jornalista José Alisson Souza Santos, de 25 anos, participa de um estudo que testa uma vacina contra o HIV, em mais uma tentativa da ciência para controlar o vírus, que circula há 40 anos.

Recém chegado em São Paulo, Alisson ficou sabendo do cadastro de voluntários e não pensou duas vezes em fazer a inscrição no programa. Após passar por uma bateria de testes necessários para inclusão no grupo de estudo, e após a finalização dessa fase, ele foi considerado apto para participar do processo e tomar a vacina. Agora ele aguarda a convocação.

O jovem conversou com o Dois Terços sobre os motivos que o levaram a participar do projeto. “Era usuário do PrEP e tive uns efeitos colaterais, e deixei de tomar. Em minha chegada à Sampa fiquei sabendo da pesquisa e das vagas para voluntários, então me interessei e fiz minha inscrição. Participar de uma pesquisa como essa é muito importante para todos, e contribuir com os avanços da ciência é necessário”.

José Alisson não vive com HIV, mas topou participar para contribuir com a ciência ao lado de mais 3.800 pessoas que se ofereceram para participar dos testes nos Estados Unidos, México, Itália, Espanha, Polônia, Peru, Argentina e Brasil. No Brasil, oito centros de estudos foram cadastrados.

Questionado se teve medo de se candidatar, Alisson conta: “Não, pois sei que é algo muito seguro e importante para todos. Durante o processo, fui informado sobre todos os protocolos e segurança da vacina. Estou muito seguro da minha decisão e de como é fundamental a particição de voluntários nos avanços buscados pela ciência, para a melhoria da vida da população”, pontuou ele.

Salvador não entrou na lista dos centros para realização dos testes, mas estamos torcendo que tudo dará certo com o empenho da ciência e dos voluntários.