Baiana é finalista do Prêmio Estampa Brasil Renner

Sem categoria
9 de setembro de 2013
por Genilson Coutinho

A estilista e designer baiana Juliana Rabinovitz é uma das finalistas do Prêmio Estampa Brasil Renner. Duas estampas de sua autoria estão entre as quatro finalistas em duas das cinco categorias do concurso. Juliana concorre com a estampa Mistura na categoria Alma Brasileira das Pessoas, e com Qualpentequetepenteia, na categoria Alma Brasileira da Rua.

O Prêmio Estampa Brasil Renner abre espaço para que artistas, estudantes, profissionais do design e interessados no tema se inspirem na alma brasileira e mostrem seu trabalho nas seguintes categorias: Alma Brasileira da Flora, Alma Brasileira da Fauna, Alma Brasileira do Artesanato, Alma Brasileira das Pessoas e Alma Brasileira da Rua.

Os 12 finalistas de cada categoria terão suas criações publicadas no livro “Alma Brasileira”, sobre design de estampas. As quatro estampas finalistas de cada categoria participarão de uma exposição exclusiva do projeto em São Paulo e Salvador. As criações do primeiro colocado em cada categoria farão parte da coleção de Verão da Renner e seus autores levam para casa cartões presente da loja.

“Acho muito importante a iniciativa da Renner promovendo este concurso pois evidencia a rica oferta de profissionais atuantes no mercado nacional de estamparia e o enorme valor que o produto com DNA Brasil tem a agregar.Alem disso é uma forma de proporcionar um canal direto entre uma empresa interessada em apostar no design nacional e os designers interessados em divulgar seus trabalhos autorais”, avalia Juliana.

O Prêmio Estampa Brasil Renner também proporcionou aos designers participantes conhecerem uns aos outros através de seus trabalhos. Com sugestão do uso da hasteg  #estampabrasil na divulgação das criações concorrentes, criou-se um banco de dados de pesquisa, que funcionou como um intercâmbio entre pessoas atuantes no mercado de estamparia.“Achei super bacana porque pude ficar por dentro do trabalho de diversos outros designers, conhecendo novas propostas e nomes de quem está atuando no mercado nacional, assim como eu”.

No próximo dia 12 de setembro, serão divulgados os quatro finalistas de cada categoria. No dia 3 de outubro, uma cerimônia, em São Paulo,  reúne todos os finalistas para divulgar o vencedor de cada categoria.

Mais informações sobre Prêmio Estampa Brasil Renner no site:
ESTAMPAS I JULIANA RABINOVITZ:

Mistura 

Categoria: Alma brasileira das pessoas

Estampa corrida inspirada nas origens do povo brasileiro pela miscigenação das raças negra, indígena e branca, ilustrada pelo encontro e mistura de “cabeças” que simbolizam cada raça. técnica de ilustração: desenho manual com pincel esferográfico e posterior manipulação e arte finalização digital.

 

Categoria: Alma brasileira da rua

Estampa corrida inspirada em cena pitoresca típica dos pequenos comércios informais de rua onde pentes multicoloridos são expostos e vendidos em “amontoados”. ilustrada através da técnica de montagem fotográfica.( fotografias de autoria própria